pagamento gnre

Para todos aqueles que estão pensando em abrir a sua própria empresa, as obrigações tributárias merecem muita atenção e cuidado…

Criado em 20/09/22
Por

Ter uma boa gestão de transporte de cargas é essencial para o sucesso e para a imagem de qualquer empresa que trabalhe nessa área.

Sabemos que além dos desafios diários, aqueles que trabalham com transporte e logística, estão frequentemente expostos a situações adversas que fogem do seu controle.

Porém nesse artigo reunimos sete dicas incríveis que irão ajudar você e a sua empresa a ter um controle rápido e eficiente no transporte das mercadorias em meio às adversidades do dia a dia. Continue a leitura e confira!

1 – Gestão Estratégica

O primeiro passo é investir em uma gestão estratégica, onde todos os pontos fortes estão evidenciados e os pontos fracos sendo trabalhados, buscando sempre a excelência. Reduzindo custos, eliminando pendências e explorando todo o potencial da sua empresa!

Outro ponto a destacar é a definição de metas a longo, médio e curto prazo, com indicadores de crescimento bem definidos e uma equipe motivada, trabalhando em conjunto para o crescimento da empresa.

* Crie um Plano de Risco

Não temos como falar de gestão estratégica, sem falar sobre a criação de um plano de risco! É através dele que você irá identificar todas as possíveis ameaças ao seu transporte, sejam elas internas ou externas. 

  • Carga presa na barreira pela falta de documentação;
  • Roubos, furtos e/ou acidentes;
  • Problemas com os caminhões;
  • Aumento no custo da gasolina;
  • Desvio de rota;

Esses foram apenas alguns dos problemas mais comuns que você pode ter durante o transporte da mercadoria, a ideia é que você liste todos eles e planeje soluções rápidas e eficazes para caso algo venha a acontecer, exemplo: 

Para carga presa na barreira pela falta de documentação, sugerimos a contratação de um sistema que automatize e documente todo o pagamento de tributo, integrado com a ERP da sua empresa, como por exemplo o Banco Útil! Que além de fazer tudo isso ainda elimina a necessidade de abertura de contas em diversos bancos e realiza o pagamento de GNRE em até 15 minutos, funcionando 7 dias por semana, 24h por dia!

Já no caso de roubos, furtos e/ou acidentes, sugerimos a contratação de uma seguradora, capaz de lhe prestar auxílio em todas essas situações; 

2 – Planeje manutenções preventivas

Pensando sempre em evitar problemas, trabalhe com manutenções preventivas na sua frota, garantindo mais qualidade, assertividade, segurança e aumentando o tempo de vida útil da sua frota.

Então tenha uma agenda com as informações, quilometragem e datas de cada um dos seus veículos, coloque lembretes para a troca de óleo, pneus e vistorias. 

3 – Conte com a tecnologia e automatize processos

Ganhando tempo, eficiência e praticidade.
Aqui no Banco Útil desenvolvemos uma carteira digital intuitiva, capaz de automatizar o pagamento de tributos.

A mesma foi pensada na experiência do usuário, e criada para descomplicar a sua vida, realizando pagamentos 24h por dia, 7 dias por semana, com o tempo recorde para GNRE’s onde é possível realizar o pagamento da tributação em até 15 minutos! Incrível né? Para saber mais entre em contato conosco, é só clicar aqui.

4 – Treine a equipe

Além de treinamentos para a capacitação dos seus funcionários, é necessário investir em ações que os mantenha engajados com a empresa. Abaixo separamos algumas ações, confira: 

Checklist da viagem

Incentive os seus motoristas a realizarem um checklist antes e depois da viagem, para identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria. Para incentivar essa ação ofereça promoções, seja ela monetária, com brindes ou até mesmo dando folga para aqueles que estiverem mais engajados.

Ofereça treinamentos

Seja de direção defensiva ou até mesmo de novas tecnologias presentes nos veículos, manter a sua equipe sempre atualizada é uma tarefa muito importante que pode evitar acidentes e prejuízos para a sua empresa.

Escute os seus colaboradores

Reserve um tempo para ouvir os seus colaboradores, afinal de contas são eles que estão diariamente na linha de frente, vendo, ouvindo e vivendo situações que impactam diretamente a sua empresa.

5 – Mantenha uma comunicação com o seu cliente

A experiência de entrega da mercadoria é sem sombra de dúvidas um dos cruciais, capaz de afetar diretamente a imagem da sua empresa, por conta disso, invista em feedbacks, pesquisas e crie um espaço no seu site para que os seus clientes possam escrever livremente sobre como foi a experiência de entrega deles. 

Assim você poderá melhorar e evoluir sempre, tendo como meta realizar somente as melhores entregas possíveis.

6 – Tenha o controle do contas a pagar

Um bom gestor possui conhecimento em inúmeras áreas, entre elas a financeira.
Você deve estar ciente sempre de toda a movimentação, tudo o que entrou e saiu, para que assim você possa se programar e juntamente com o seu departamento financeiro planejar ações que priorizem a saúde financeira da empresa.

7 – Estude o mercado e a concorrência

Sempre é bom ficar de olho no mercado externo, estudando fatores que possam vir a afetar diretamente a sua empresa, com isso é muito interessante criar o hábito de parar pelo menos uma vez por semana para olhar o que aquele concorrente anda fazendo, acompanhar as notícias sobre a economia. Ficando atento e visando sempre estar um passo à frente.

E quais são os principais desafios que uma transportadora enfrenta?

Dentre os mais diversos desafios que uma transportadora enfrenta diariamente, separamos abaixo os três principais. Confira:

Manutenção

A manutenção da frota é algo que deve ser feito constantemente, sempre com muito cuidado e atenção já que a mesma tem ligação direta com a segurança do motorista.

E a nossa dica aqui é realizar uma parceria com uma empresa profissionalizada, assim você terá sempre um serviço de qualidade com um custo benefício mais em conta.

Roubos

Infelizmente, roubos de carga podem vir a acontecer durante o transporte. E a sua empresa deve sempre estar preparada para evitar que isso aconteça, através de estudos de horários e rotas mais seguras, e caso venha a acontecer é muito importante ter a cobertura de uma seguradora para não ficar no prejuízo.

Atrasos

Influenciando diretamente na experiência de compra do cliente, o atraso é sinônimo de prejuízo para todos os envolvidos. A dica aqui é investir em estudos de rotas, acompanhamento 24h do tráfego e investir em um sistema de automação que te garanta mais agilidade e praticidade durante o pagamento de tributos.

Assim a mercadoria sai o quanto antes, sem risco nenhum de ficar parada na barreira!

Abaixo separamos para você um de nossos cases de sucesso, clique para ler! E caso queira mais informações é só entrar em contato conosco. 

Este artigo foi útil?