difal transportadoras

Quer saber qual é a real relação entre o Difal, a GNRE e as transportadoras? Continue a leitura para descobrir

Criado em 04/05/23
Por

O DIFAL é o tributo a se pagar gerado pela diferença entre as alíquotas interna e interestadual do ICMS, cobradas sempre que há uma venda para fora do estado de origem, seja de bens ou serviços destinados ao consumidor final (contribuinte ou não do ICMS), sua relação com as transportadoras é rotineira e deve sim ter uma atenção especial.

Difal x GNRE

O DIFAL é uma responsabilidade do emissor da NF-e ou CTe, porém nesse documento não existe nenhum espaço para tal tributo, e é aí que entra a GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais), uma guia gerada a parte que serve para a realização do recolhimento.

Lembrando que no Espírito Santo e em São Paulo a guia GNRE é conhecida como DARE.

E o que isso tudo tem haver com as transportadoras?

Na divisão entre os estados brasileiros existem as chamadas barreiras fiscais, que como o próprio nome já diz, são barreiras que servem para fiscalização de tudo o que está entrando e saindo de determinado estado.

E para que a sua carga possa seguir viagem tranquilamente, a mesma deve estar com toda a documentação em dia, e isso envolve além da Nota Fiscal o pagamento da GNRE/ DARE.

Caso a documentação esteja incompleta, mesmo se for uma pequena encomenda de menos de 200g, o caminhão inteiro será barrado, ou seja, todos os produtos e encomendas que também estão no veículo ficarão detidos até que o pagamento do tributo seja realizado.

Isso sem sombra de dúvidas é o pesadelo de qualquer empresa ou transportadora, já que além de multas e juros, você também terá de lidar com a insatisfação e descontentamento do seu cliente.


E para evitar esse tipo de transtorno, sabemos que muitas transportadoras optam por gerarem o CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e realizam o pagamento dos tributos das encomendas que serão transportadas por sua frota.

Mas querendo ou não, isso acaba aumentando a demanda da transportadora que tem de contar com um departamento fiscal e financeiro para realizar o pagamento de toda essa tributação.

É possível automatizar o pagamento dos tributos?

Graças ao avanço da tecnologia hoje em dia é possível sim automatizar e até mesmo agendar os pagamentos de tributos e boletos da sua empresa, temos como por exemplo a GNRE que com alguns poucos cliques, pode ser paga no tempo recorde de zero a até 15 minutos!


Uma solução criada pelo Banco Útil, visando desafogar o departamento fiscal e financeiro da sua empresa, reduzindo processos manuais, erros, juros e multas, automatizando o pagamento de tributos e boletos. Caso você tenha interesse em saber mais sobre é só clicar aqui e agendar uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Este artigo foi útil?