Mais riscos para você e para o seu consumidor! Confira 3 motivos para não efetuar uma venda sem nota fiscal!

Criado em 16/05/23
Por

Realizar uma venda sem a nota fiscal envolve muitos riscos, tanto para o consumidor, que perde ali a oportunidade de ter um comprovante da venda, ficando sem garantia nenhuma, quanto para o empresário que corre altos riscos, desde multas severas a até mesmo prisão, já que essa prática pode ser enquadrada na lei de sonegação de impostos.

A venda sem nota fiscal e a lei

A Nota Fiscal, independentemente de sua variação, serve para que o governo tenha um controle maior sobre todas as transações comerciais que estão acontecendo em território nacional.

E devemos ressaltar que a obrigatoriedade da emissão das notas fiscais está prevista na Lei 8137/1990, e os únicos isentos da emissão obrigatória são os MEIs especificamente quando realizam uma venda ou prestação de serviço para Pessoa Física.

3 motivos para você não vender sem nota fiscal!

Além de ser uma pratica ilegal, ao optar por não emitir a Nota Fiscal você estará também prejudicando a sua empresa, e o seu cliente final. Abaixo, listamos três motivos para não vender sem a nota fiscal. Confira:

1º Motivo | Perda de controle e organização fiscal e financeira
Ao vender sem a Nota Fiscal você não terá um histórico de transações, não poderá ter uma visão clara do fluxo de entrada e saída de mercadorias, dificultando o processo contábil e o faturamento da sua empresa.

Afinal de contas, essa desorganização está impedindo que você avalie dados importantes, como o que foi vendido, quando, para onde, se existe ou não periodicidade, entre outras métricas.

2º Motivo | Risco de multa e até mesmo prisão
Como já foi dito nesse artigo, ao escolher realizar vendas sem a Nota Fiscal, você está correndo o risco de multas que variam de 10% a 100% sobre o valor de cada NF, e até mesmo a prisão do responsável pela empresa, com uma pena de até 6 meses a até mesmo 2 anos.

3º Motivo | As barreiras fiscais
Para você que entrega em todo o Brasil e muitas vezes tem de enviar o seu produto para algum outro estado, é necessário que o mesmo esteja sempre com a documentação completa e em dia, caso o contrário, por mais pequeno que seja a encomenda, se a mesma não estiver com a documentação completa, todo o caminhão e suas demais cargas, ficaram parados na barreira fiscal.

Gerando multa, juros e um descontentamento com o seu cliente final, que terá de receber o produto com o prazo de entrega expirado.

Vale a pena ressaltar também que além da Nota Fiscal, a GNRE/GARE também deve estar paga com o comprovante anexado ao produto.

Aqui no Banco Útil, realizamos o pagamento desse tributo em lote, com o tempo recorde de 15 minutos, funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, tudo isso pensando em facilitar e trazer mais praticidade para o dia a dia da sua empresa.

Este artigo foi útil?