Compliance, um termo que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado brasileiro, mas que infelizmente ainda envolve muitas dúvidas e discussões sobre o que realmente esse profissional pode fazer.
Com isso em mente, criamos esse artigo com as vantagens de ter um bom compliance dentro da sua empresa, continue a leitura para conferir.
O que é o Compliance?
O termo surgiu do verbo to comply, que em tradução livre significa cumprir e/ou obedecer, se relacionando assim, diretamente com o ato de cumprir as regras.
Podemos dizer que o Compliance é responsável pela criação de uma série de ações e diretrizes que visam garantir que a empresa siga as regras e não cometa nenhum ato ilícito, cumprindo leis, normas e regulamentos tanto internos como externos, sendo seguida e respeitada por todos os colaboradores, se tornando parte da cultura da empresa.
Essa função pode ser executada tanto externamente, através da contratação de uma prestadora de serviços, quanto internamente, sempre com pessoas treinadas e capacitadas que tenham expertise e não deixem passar nada.
Um pouco de história
Você sabia que o Compliance surgiu e ganhou mercado após uma série de eventos que aconteceram nos Estados Unidos? Confira alguns abaixo:
- quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929;
- criação do New Deal, em 1932;
- estabelecimento do Fundo Monetário Internacional, em 1942.
E foi a partir da década de 1960, que as pessoas passaram a ser treinadas especificamente para o Compliance, ganhando mais expertise e se expandindo cada vez mais por todo o globo.
Existe mais de um tipo de Compliance?
Sim! Para que uma empresa possa estar de acordo com as leis e éticas, isso envolve mais de uma área e por conta disso existe mais de um tipo de Compliance, confira abaixo:
– Compliance empresarial
Englobando todos os aspectos da empresa, o Compliance empresarial é aquele que irá estabelecer como que a empresa lida com suas atividades de forma legal e transparente.
– Compliance trabalhista
Garantindo que todos os seus colaboradores estejam cientes e seguindo as conformidades legais de acordo com o seguimento e ética da empresa.
– Compliance fiscal
Garantindo que todas as informações fiscais, desde folhas de pagamento até estoque e bens, estejam de acordo com as normas apresentadas pela Receita Federal e demais órgãos fiscalizadores.
– Compliance tributário
Responsável por trazer mais transparência nas relações tributárias da empresa, garantindo que a empresa esteja sempre com a tributação paga.
– Compliance digital
Voltado para as redes sociais, LGPD e tudo que envolva o mundo digital e a empresa.
As vantagens de ter um bom Compliance
Desde a criação da Lei 12.846/2013, conhecida como “Lei Anticorrupção”, e o Decreto Regulamentador nº 8.420/2015 empresas dos mais diversos setores passaram a investir em um bom compliance.
Mas atualmente, além de garantir a conformidade da empresa e também seguir atento às novas leis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor em 2018, o Compliance também traz algumas vantagens e benefícios para as empresas, abaixo listamos as cinco principais, confira!
1- Branding
Vivemos em uma época onde as pessoas, desde consumidores finais até investidores e CEOs, pesquisam e buscam empresas que tenham valores correspondentes aos seus próprios. Com isso, ao investir em um bom Compliance, a sua empresa irá criar uma reputação e será vista como ética e confiável, atraindo assim mais investidores e consumidores.
2- Um diferencial
Dizer para o mundo e agregar o sólido compromisso com a lei e a ética na cultura da sua empresa, é um diferencial incrível e deve ser usado como vantagem competitiva em relação à concorrência.
3- Proteção contra multas e sanções
Com um bom Compliance a sua empresa e os seus colaboradores estarão todos alinhados, com processos bem definidos e seguindo as leis vigentes.
Com isso a quantidade de erros irão diminuir consideravelmente, criando assim uma proteção maior contra multas e sanções, que além de gerarem prejuízos para a empresa, também podem prejudicar (e muito) a sua imagem.
4- Credibilidade no mercado
Além de seguir as leis e regras, ao investir em um bom Compliance a sua empresa estará falando para o mundo que a ética é um dos pilares da sua empresa. E isso pode facilitar a obtenção de crédito junto a instituições ou financiadores.
5- Fiscalização e auditoria interna
Um processo burocrático, porém muito necessário que com a ajuda de um Compliance, pode ser realizado de modo mais rápido e assertivo, já que o mesmo além de criar processos internos que visam o cumprimento das regras, também acompanha de perto tudo o que está acontecendo.
E ainda falando sobre gerar mais facilidade em processos de fiscalização e auditoria interna, a plataforma do Banco Útil além de pagar tributos, boletos e guias judiciais, armazena todos os comprovantes e documentos por até 6 anos! Facilitando assim esse procedimento tão burocrático e essencial que são as auditorias.