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A Black Friday é um dos períodos de maior movimentação financeira do calendário de compras e troca de presentes.
Antes de tudo, realizar um planejamento financeiro e fiscal para esse período é de suma importância para que ocorra tudo dentro das leis.

Criado em 21/10/21
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A Black Friday é um dos períodos de maior movimentação financeira do calendário de compras e troca de presentes.

Antes de tudo, realizar um planejamento financeiro e fiscal para esse período é de suma importância para que ocorra tudo dentro das leis. Veja como preparar a sua empresa:

Preparar o seu financeiro e fiscal é imprescindível

Se todas as questões estiverem bem alinhadas em seu negócio, participar da Black Friday te ajudará a alavancar suas vendas, seu lucro, adquirir novos clientes, fazer girar seu estoque e consequentemente aumentar sua fatia de mercado.

Nesse cenário, é natural que os empresários estejam ansiosos pelas vendas de itens que tradicionalmente são mais custosos já que constam os tributos embutidos no preço final do produto. Mas é justamente por isso que a atenção sobre o controle da documentação fiscal deve ser redobrada.

Inicialmente, é fundamental compreender a amplitude do compliance dentro das empresas, ou seja, em quais setores e atividades esse conceito se faz mais presente, promovendo melhorias e gerando oportunidades de otimização. Veja abaixo:

Quem não estiver com a documentação fiscal em dia na Black Friday, corre um grande risco de ser autuado pelo Fisco e ter prejuízos financeiros. Para garantir melhores resultados e segurança para a operação, tenha organização e uma gestão financeira e fiscal, bem estruturada.

Neste ponto, invista em tecnologia com sistemas de gestão e ferramentas que integram as áreas fiscal, de estoque, comercial e financeiro e que traga maior confiabilidade e produtividade no processo.

A falta de rigidez no cumprimento das obrigações ou mesmo a ausência de um conhecimento profundo sobre as normas e leis que regulam as operações empresariais são fatores que potencializam a ocorrência de erros, prejudicando diretamente as finanças e a percepção em relação à marca.

Por que a compliance é tão importante para Black Friday?

É necessário ter um bom processo quanto ao controle das informações, a compliance nada mais é do que cumprir uma norma ou regra estabelecida, por processos em uma organização, da melhor maneira. Isto é, conjuntos de disciplinas para cumprir as normas legais e regulamentadoras, políticas ou diretrizes estabelecidas para um negócio ou atividades da organização, com a utilização de ferramentas que auxiliam esses controles.

A importância da contabilidade para o compliance é significativa. Hoje, grande parte dos problemas enfrentados pelas empresas no que diz respeito à sua regularidade estão relacionados a rotinas contábeis e fiscais. Por essa razão, reforçar a qualidade desse departamento é imprescindível.

Legislação x Black Friday

Nosso país, possui uma legislação complexa, com um sistema que possui mais de 200 mil normas fiscais em vigência, sendo 30 novas regras por dia, ou alteradas, segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

A falta ou o atraso na entrega de qualquer documento ao Fisco gera retrabalho, recálculos e até multas para o e-commerce, por isso é importante uma equipe dependendo do tamanho e do volume de vendas de sua empresa ou loja virtual que seja responsável pelo compliance fiscal, pois é ela que será responsável por entregar as exigências municipais, estaduais e federal dos fiscos, se atentará ao calendário de entregas, garantirá que todos os documentos serão entregues sem falhas, armazenamento de arquivos XML dos documentos fiscais, escriturações e ainda garantir que todas as informações tenham fácil acesso no caso de uma fiscalização da Receita Federal.

O Fisco tem utilizado cada vez mais tecnologia para receber e controlar os documentos e informações fiscais vindas de empresas e lojas. Contudo, a implantação de soluções tecnológicas para sempre estar de acordo com a legislação fiscal se torna de suma importância.

A Receita Federal tem este poder de análise, assertiva o suficiente para fiscalizar e autuar contribuintes que estejam agindo em desacordo com a legislação. Isto ocorre porque este órgão está olhando para os documentos entregues por meio do SPED fiscal e outras obrigações acessórias.

O que não pode acontecer durante o período da Black Friday?

Perder algum documento durante a Black Friday, como uma NFe, por exemplo, significa perder um documento importante num montante gigantesco de documentos tão importantes quanto, além disso existem diversos problemas que podem acontecer.

Algumas outras falhas muito comuns são ver que o pedido foi faturado errado somente quando ele chega ao seu estoque, códigos de tributação incorretos que geram impostos que nem deveriam ser pagos ou são pagos com alíquota divergentes, além de erros no tamanho, modelo e quantidade.

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