A precificação é um tema que causa mal-estar aos empresários. A maioria dos negócios erram na hora de fazer o cálculo do preço e quando os empresários percebem que estão perdendo dinheiro, gera um sentimento ruim. Mas o que importa não é o que foi, importante agora é olhar para o presente e para as projeções futuras.
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Se você precificou com base na tabela do concorrente ou esqueceu de considerar seus custos na hora de fazer o cálculo do preço, não tem problema. Desde que a partir desse momento, você aplique os conceitos corretos e navegue na direção correta. Então, vamos para um passo a passo bem simples para lhe ajudar a fazer o cálculo do preço por exemplo um serviço prestado.
- Comece identificando seus custos fixos, como aluguel do espaço, água, luz, telefone, internet. Com isso você poderá fazer um rateio para descobrir o quanto é alocado para cada serviço.
- Depois identifique também os custos variáveis, como comissão dos profissionais, taxa da máquina de cartão de crédito, produtos utilizados, descartáveis. Lembre-se que você terá esses custos sempre que o serviço for prestado.
- Estabeleça a margem de lucro desejável, lembre-se que muitas vezes não é possível ter a mesma margem para todos os serviços.
- Depois de ter essas informações de forma clara, você pode tranquilamente fazer uma pesquisa de mercado para comparar sua tabela com a de seus concorrentes.
- Se você notar que sua tabela está abaixo da concorrência mesmo cobrindo seus custos, é possível aumentar sua margem ou fazer “promoções” se for interessante em sua estratégia.
- Se verificar que sua tabela está muito acima da região/concorrentes, você tem 2 opções: baixar seus custos ou agregar valor ao seu serviço com diferenciais que só o seu negócio tem.
O que é mais importante é não deixar de olhar para esses pontos básicos que fazem total diferença no sucesso ou no fracasso do seu negócio. Erros no cálculo do preço de venda vem desde lá o custo do serviço e vai até a margem de lucro que o empresário pretende obter.
O cálculo do preço é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por algumas variáreis que podem ser a chave do sucesso do seu negócio. Criar uma empresa bem-sucedida depende de várias coisas, por exemplo, a precificação de produtos de forma inteligente. Quando o preço é baixo demais, pode afetar a margem de lucro do negócio. Por outro lado, se for alto, prejudica a venda. Então, é preciso encontrar o ponto ideal, e para isto dependemos de algumas informações como os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes.
Afinal, o que é margem de contribuição?
De maneira simples e clara, a margem de contribuição é quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e ter lucro após todas as vendas, ou seja, a margem indica quanto de receita sobra após o desconto dos custos diretos.
Podendo ser classificada como margem de contribuição unitária, quando a análise é feita única e exclusivamente sobre um produto/serviço ou total, quando ela é feita para toda sua produção/capacidade e sua produtiva. Sendo assim a margem de contribuição é o termo que designa a diferença entre as vendas e os respectivos custos e despesas variáveis do período:
MC = Vendas – (Custos e Despesas Variáveis)
MC% = MC/Vendas
Contudo, saber como calcular a margem de contribuição de forma correta exige o conhecimento de alguns conceitos.
- O primeiro deles é a diferença entre custos e despesas. Basicamente, custos são todos os valores necessários para a manufatura e desenvolvimento do produto oferecido pela empresa.
- Já as despesas estão relacionadas aos gastos que não impactam diretamente no produto. Se você quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos a leitura desse artigo: Custos e despesas: a importância de classificá-los e diferenciá-los
Além de conhecer esses dois conceitos, é necessário distinguir custos e despesas fixas e variáveis. Sem entender em detalhes o quê cada item significa, o cálculo pode ficar errado, prejudicando o resultado e fornecendo dados imprecisos.
- Despesas Fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).
- Despesas Variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).
Como é possível perceber, é fundamental que você realize os cálculos adequados à realidade de sua empresa para realizar a cálculo do preço de forma correta. Além de garantir que você esteja cobrando preços compatíveis com seus custos e com o mercado, isso também contribui para a saúde financeira do seu negócio.