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Estão previstos nas leis e nos códigos tributários fatos geradores que criam uma obrigação tributária ao contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. Essas obrigações se traduzem, muitas vezes, em impostos a serem pagos, gerando uma dívida com o Fisco, que possui mecanismos de cobrança. O não-pagamento em dia dos tributos, seja por desconhecimento, desorganização ou negligência, geram serias consequências ao contribuinte.
Nesse artigo vamos entender dois grandes problemas quanto ao não pagamento dos tributos e como você pode eliminar essas penalidades do seu cliente.

Criado em 01/07/21
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A precificação é um tema que causa mal-estar aos empresários. A maioria dos negócios erram na hora de fazer o cálculo do preço e quando os empresários percebem que estão perdendo dinheiro, gera um sentimento ruim. Mas o que importa não é o que foi, importante agora é olhar para o presente e para as projeções futuras.

Se você precificou com base na tabela do concorrente ou esqueceu de considerar seus custos na hora de fazer o cálculo do preço, não tem problema. Desde que a partir desse momento, você aplique os conceitos corretos e navegue na direção correta. Então, vamos para um passo a passo bem simples para lhe ajudar a fazer o cálculo do preço por exemplo um serviço prestado.

  1. Comece identificando seus custos fixos, como aluguel do espaço, água, luz, telefone, internet. Com isso você poderá fazer um rateio para descobrir o quanto é alocado para cada serviço.
  2. Depois identifique também os custos variáveis, como comissão dos profissionais, taxa da máquina de cartão de crédito, produtos utilizados, descartáveis. Lembre-se que você terá esses custos sempre que o serviço for prestado.
  3. Estabeleça a margem de lucro desejável, lembre-se que muitas vezes não é possível ter a mesma margem para todos os serviços.
  4. Depois de ter essas informações de forma clara, você pode tranquilamente fazer uma pesquisa de mercado para comparar sua tabela com a de seus concorrentes.
  5. Se você notar que sua tabela está abaixo da concorrência mesmo cobrindo seus custos, é possível aumentar sua margem ou fazer “promoções” se for interessante em sua estratégia.
  6. Se verificar que sua tabela está muito acima da região/concorrentes, você tem 2 opções: baixar seus custos ou agregar valor ao seu serviço com diferenciais que só o seu negócio tem.

O que é mais importante é não deixar de olhar para esses pontos básicos que fazem total diferença no sucesso ou no fracasso do seu negócio. Erros no cálculo do preço de venda vem desde lá o custo do serviço e vai até a margem de lucro que o empresário pretende obter.

O cálculo do preço é um processo que exige estudo e dedicação e é composto por algumas variáreis que podem ser a chave do sucesso do seu negócio. Criar uma empresa bem-sucedida depende de várias coisas, por exemplo, a precificação de produtos de forma inteligente. Quando o preço é baixo demais, pode afetar a margem de lucro do negócio. Por outro lado, se for alto, prejudica a venda. Então, é preciso encontrar o ponto ideal, e para isto dependemos de algumas informações como os custos envolvidos, a percepção de valor dos clientes e o preço praticado pelos concorrentes.

Afinal, o que é margem de contribuição?

De maneira simples e clara, a margem de contribuição é quanto sobra de receita para pagar os custos fixos e ter lucro após todas as vendas, ou seja, a margem indica quanto de receita sobra após o desconto dos custos diretos.

Podendo ser classificada como margem de contribuição unitária, quando a análise é feita única e exclusivamente sobre um produto/serviço ou total, quando ela é feita para toda sua produção/capacidade e sua produtiva. Sendo assim a margem de contribuição é o termo que designa a diferença entre as vendas e os respectivos custos e despesas variáveis do período:

MC = Vendas – (Custos e Despesas Variáveis)

MC% = MC/Vendas

Contudo, saber como calcular a margem de contribuição de forma correta exige o conhecimento de alguns conceitos.

  1. O primeiro deles é a diferença entre custos e despesas. Basicamente, custos são todos os valores necessários para a manufatura e desenvolvimento do produto oferecido pela empresa.
  2. Já as despesas estão relacionadas aos gastos que não impactam diretamente no produto. Se você quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos a leitura desse artigo: Custos e despesas: a importância de classificá-los e diferenciá-los

Além de conhecer esses dois conceitos, é necessário distinguir custos e despesas fixas e variáveis. Sem entender em detalhes o quê cada item significa, o cálculo pode ficar errado, prejudicando o resultado e fornecendo dados imprecisos.

  • Despesas Fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).
  • Despesas Variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).

Como é possível perceber, é fundamental que você realize os cálculos adequados à realidade de sua empresa para realizar a cálculo do preço de forma correta. Além de garantir que você esteja cobrando preços compatíveis com seus custos e com o mercado, isso também contribui para a saúde financeira do seu negócio.

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