O ato de comprar online se tornou parte da rotina dos consumidores do Brasil e de todo o mundo, uma tendência que chegou para ficar e favorece diretamente o e-commerce, que vem em crescente expansão e registrou em 2021 um aumento de 27% no valor de faturamento com relação a 2020, atingindo o marco de R$ 161 bilhões somente no Brasil.
Mas apesar de todo esse cenário inspirador, é necessário ter um bom controle financeiro sobre o seu e-commerce para que o mesmo possa crescer de modo sustentável e lucrativo.
Com isso em mente, preparamos esse artigo com sete indicadores financeiros importantes para o seu e-commerce! Continue a leitura e confira!
O que são indicadores financeiros?
Os indicadores financeiros são nada mais, nada menos, do que métricas de resultados que conseguem indicar pontos positivos e pontos a melhorar na sua empresa, a partir disso é possível traçar o crescimento do empreendimento e também criar estratégias para atingir o resultado esperado.
Realizando uma análise estruturada mostrando a realidade de cada empresa, seus principais ganhos e perdas, eliminando assim os riscos de desperdício de dinheiro e tempo.
Confira 7 indicadores financeiros importantes para o e-commerce
- Tráfego no site
Para vender mais é necessário ser visto!
Uma métrica muito importante a ser analisada é a de tráfego no seu site, afinal de contas, o que adianta ter uma loja virtual perfeita sem visitantes navegando por ela?
Então invista em campanhas ADS, SEO, trabalhe bem as redes sociais sempre pensando em levar mais e mais pessoas para o seu e-commerce.
- ROI
O famoso Retorno sobre investimento, através desse indicador é possível ver se o seu e-commerce está (ou não) tendo um bom retorno sobre o que já foi investido.
Exemplo: uma loja de roupas fez um investimento de R$ 500 mil e obteve um lucro de R$ 1 milhão no último ano, o ROI desse período é de 200%.
- Taxa de conversão
Aqui utilizamos o número de visitas que o seu e-commerce recebe durante o mês versus o número de vendas.
Exemplo: Uma loja de suplementos recebe em seu e-commerce mil pessoas por mês, e nesse mesmo período realizou um total de 300 vendas, com isso a taxa de conversão é de 30%. Caso esse mesmo e-commerce queira duplicar as suas vendas, eles já sabem que no mínimo precisam de duas mil visitas por mês.
- Taxa de abandono de carrinho
Outra taxa muito importante para qualquer e-commerce é a de abandono de carrinho, através dela você poderá ver pessoas que desistiram (literalmente) no último minuto e não realizaram a compra. Os motivos disso acontecer são vários, desde valor de frete a até poucas opções de pagamento e/ou página não segura.
Essa taxa é calculada de acordo com o número de consumidores que não completam o checkout e a quantidade total de pessoas que o iniciaram, multiplicando esse resultado por 100. O valor deve estar abaixo de 65%, acima disso é necessário fazer uma análise para possíveis melhorias no seu processo de venda.
- Lifetime value
Ticket médio x quantidade de vezes que ocorreu uma venda para o mesmo cliente no ano × média de tempo de relacionamento.
Ao realizar essa conta você irá descobrir o famoso LTV (valor de tempo de vida do seu consumidor) e assim poderá realizar mais ações para a fidelização e compras recorrentes.
O ideal aqui é criar uma relação com o seu cliente, que já efetuou uma compra e tem grande potencial para continuar comprando com você e não com o seu concorrente.
- Taxa de rejeição
Através desse indicador podemos medir o percentual de pessoas que entrou no seu site e saiu, sem visitar as outras abas ou executar alguma ação. Ter uma alta taxa de rejeição no seu e-commerce significa que é necessário rever as informações, os links, o tempo de carregamento, o design da página, entre outras informações que possam estar causando essa rejeição imediata no seu site.
- Custo por aquisição
Todas as ações de marketing dividido pela quantidade total de conversões = custo por aquisição.
Esse indicador irá te mostrar se suas campanhas de marketing estão te trazendo os resultados esperados e significativos para o seu e-commerce, ou se elas estão sendo um investimento com baixo retorno.
Os indicadores de vaidade
Para que o seu e-commerce possa crescer de modo saudável é necessário sempre olhar os indicadores certos, que realmente agregam valor e trazem informações relevantes capazes de mudar e otimizar os processos da sua empresa.
Infelizmente muita gente acaba olhando para métricas que são apenas de vaidade e não trazem dados capazes de realizar mudanças significativas, e ao concentrar os seus esforços nesse tipo de métrica você está perdendo dinheiro e tempo de ação.
Faturamento é um indicador de vaidade?
Infelizmente sim. O faturamento é um grande indicador de vaidade que brilha os olhos da maioria das pessoas e não entrega muito, afinal de contas, o faturamento serve para mostrar a receita que o seu e-commerce teve no mês, sem levar em consideração os seus gastos.
Com isso a sua empresa pode ter um faturamento de R$ 200.000, sendo que a lucratividade líquida foi de apenas R$ 20.000.
Indicadores financeiros de crescimento
Separamos abaixo os três principais indicadores financeiros que poderão mostrar se a sua empresa está realmente crescendo ou não. Confira!
Capital de Giro
Aqui é possível calcular todos os recursos necessários para manter a sua empresa operando, a conta é feita do seguinte modo:
– contas a receber + contas a pagar – estoque = Capital de giro
Margem de contribuição
Esse indicador é capaz de te mostrar qual é o lucro de cada serviço/ produto que você vende, te dando assim um maior controle e indicando os resultados reais da empresa.
Uma forma de melhorar a margem de contribuição é reduzir o custo por operação, seja negociando as taxas do cartão de crédito ou os custos com os seus fornecedores, tendo em mente que todo real é válido e fará a diferença no final do mês.
Lucratividade
Após calcular o faturamento é necessário subtrair os custos e descobrir qual foi a lucratividade do seu e-commerce.
Contas fixas, impostos, entre outras contas entram no cálculo, possibilitando assim descobrir o quão rentável é a empresa.
Para que a sua empresa cresça cada vez mais é necessário acompanhar os indicadores, melhorando sempre que possível, traçando metas e tendo sempre em mente o crescimento saudável e contínuo do seu e-commerce.
Esperamos que esse artigo possa ter te ajudado e caso precise de ajuda com a tributação, entre em contato conosco! Estamos aqui para te ajudar!