Independentemente do ramo da sua empresa, o Contas a Pagar é imutável, ele existe desde os primeiros dias de criação da empresa e é muito importante para a gestão financeira e o crescimento do seu empreendimento.
Mas o que é o Contas a Pagar?
Como o próprio nome já diz, o Contas a Pagar é tudo o que a sua empresa tem de obrigação financeira, despesas pontuais, custos fixos, tributos, pagamento de fornecedores e colaboradores.
Esse processo de gestão, organização e pagamento das contas, também é responsável pela saúde e bem-estar financeiro do seu empreendimento, já que é através dele que você pode identificar os custos necessários e desnecessários de cada operação. Confira abaixo algumas das responsabilidades desse setor:
- Controle de liquidação de débitos;
- Gerenciamento dos prazos de vencimento;
- Acompanhamento e gestão do fluxo de caixa;
- Controle de gastos;
- Pagamento de tributos e organização dessa documentação;
No Brasil devido a sua alta carga tributária, sabemos que muito do “Contas a Pagar” acabam sendo impostos pagos ao governo, esse processo muitas vezes acaba tomando muito tempo do setor de Contas a Pagar, engessando os demais processos, roubando o tempo de outras tarefas e prejudicando assim toda a operação.
Caso isso esteja acontecendo na sua empresa, te convidamos a conhecer o Banco Útil, nossa solução foi pensada exatamente para uma situação como essa! Aperte o play no vídeo abaixo para saber mais!
Vantagens de fazer o controle de contas a pagar
Manter as finanças organizadas traz benefícios inquestionáveis, é mais estabilidade, mais previsibilidade, é estar no caminho certo para o sucesso da sua empresa. Confira abaixo algumas de suas principais vantagens!
- Diminuição de gastos com multas e juros por atraso;
Ao manter suas contas em dia, você diminui um gasto super desnecessário que é as multas e juros por atraso; - Aumento da reputação da sua empresa no mercado;
Pagar em dia gera mais confiança e acaba trazendo mais facilidades e benefícios para a sua empresa! - Economia de tempo e dinheiro;
Com uma boa gestão você não precisará fazer contas de última hora e conseguirá sempre ter uma visão geral dos gastos, podendo assim se planejar para possíveis investimentos. - Redução de custos desnecessários;
Analisando criteriosamente os gastos e reduzindo sempre que possível.
7 dicas para ter um controle financeiro eficiente
1 – Evite atrasos e multas
Agende os pagamentos com antecedência, fique sempre atento para não lançar a mesma guia duas vezes;
2 – Organização
Mantenha a documentação sempre organizada, evitando erros e facilitando as análises;
3 – Priorize os pagamentos mais importantes
Separe entre contas fixas e variáveis, organizando o prazo de vencimento de cada uma;
4- Não tenha vergonha de negociar os prazos
Se você ver que não vai dar para pagar algo, avise com antecedência e tente negociar os prazos, evitando assim multas e juros;
5 – Compre, registre e pague os tributos
Comprou, registrou! Anote sempre tudo sempre, inclusive os impostos pagos sob a mercadoria. Assim além de evitar deixar passar algo você terá um controle de tudo com os mínimos detalhes.
6 – Estude os preços, pesquise sempre
Antes de comprar qualquer mercadoria ou contratar aquele serviço, pesquise, negocie, buscando sempre realizar o melhor negócio!
7 – Invista em tecnologia
Vivemos em um mundo muito rápido, e para não ficar para trás é necessário investir em tecnologias que podem facilitar e automatizar os processos da sua empresa, para que assim você e o departamento de contas a pagar tenha mais tempo livre para o que realmente importa!
Esperamos que esse artigo possa ter te ajudado, e caso precise de ajuda com o pagamento de tributação da sua empresa já sabe né? Entre em contato com o Banco Útil! Estamos aqui para te ajudar!