A pandemia mudou muita coisa na nossa vida, desde hábitos comuns do cotidiano, até mesmo a forma com que realizamos nossas compras.
Isso sem sombra de dúvidas fortaleceu as vendas online e também acabou gerando uma evolução na forma de se relacionar com os clientes, exigindo cada vez mais dos e-commerces, principalmente no momento da entrega do produto.
Com isso em mente, separamos algumas dicas para que você e a sua loja, possam oferecer somente o melhor para o seu consumidor na data mais importante de vendas do ano, a Black Friday!
Como surgiu a Black Friday
Tendo o objetivo de reforçar e antecipar as vendas de fim de ano, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos, com a ideia de acontecer após o feriado de Ação de Graças.
Apesar de ser um evento antigo (existem relatos desde 1960), a Black Friday só começou a se espalhar e ganhar destaque em 1990, ganhando o título de maior dia de compras do ano somente em 2000! Aqui no Brasil o mesmo começou somente em 2010.
A importância da entrega no e-commerce
Em uma pesquisa realizada pela Behup em Maio de 2022, podemos observar que o prazo da entrega é o segundo maior influenciador em uma compra online, ficando atrás apenas do valor do produto.
E na mesma pesquisa é possível ver que em 2021, 39% dos entrevistados deixaram de comprar um produto por conta do valor do frete e 22% não realizaram a compra devido ao prazo de entrega. Ou seja, somando esses dois temos 61% dos entrevistados que não realizaram uma compra por causa da entrega.
Vale a pena ressaltar que a entrega é o primeiro momento em que o seu cliente terá um contato físico com o seu e-commerce e costuma ser acompanhado pelos mais diversos sentimentos, como por exemplo: ansiedade, preocupação e euforia.
O dever da sua loja é fazer com que durante todo esse processo o seu cliente tenha somente as melhores emoções, mantendo-o sempre informado sobre o trajeto do produto, oferecendo um unboxing digno de um post no Instagram, com mimos e decoração personalizada, garantindo sempre a segurança do produto e evitando atrasos na entrega.
Como ter uma entrega de sucesso
Abaixo separamos CINCO dicas para ter uma entrega de sucesso no seu e-commerce, continue a leitura para conferir!
- Horários e rotas de entrega
Contrate uma transportadora que tenha um planejamento levando em consideração as melhores rotas, capazes de conectar as entregas dos produtos e evitando sempre os horários de pico.
- Considere imprevistos
Existem algumas coisas na vida que nós não temos como controlar, e a única ação que podemos ter em relação a isso é se planejar mapeando os riscos, evitando situações que possam expor a sua mercadoria a eles, seja pagando uma seguradora ou evitando rotas mais perigosas, e caso algo venha a acontecer, você e a sua equipe já devem ter um plano de ação para saber como reagir em caso de imprevistos!
Por isso, faça um mapeamento de riscos levando em consideração tudo o que possa dar errado, desde mercadoria parada na barreira a até roubos e furtos, tenha sempre um plano B.
- Tenha um sistema de gestão
Os sistemas de gestão, famosos ERPs, além de evitarem erros e facilitarem o processo logístico do dia a dia, também ajudam no controle de estoque e são uma ferramenta essencial na Black Friday, onde se espera ter uma maior demanda de compras. Atualmente existem diversas opções no mercado, pesquise bem e escolha uma que atenda a sua empresa.
- Cuidado com a embalagem
A principal função da embalagem é proteger o produto para que ele possa ter uma viagem segura, mas indo um pouco além disso, vivemos em um mundo onde tudo é compartilhado, e investir em uma embalagem segura e personalizada pode fazer toda a diferença.
- Automatize o pagamento de tributos
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