DIFAL e SPED

Quando o assunto é DIFAL e SPED Fiscal, existe muita dúvida e até mesmo falta de informação sobre como proceder com esse recurso. E foi pensando exatamente nisso que criamos esse artigo, continue a leitura para saber mais.

Criado em 01/12/22
Por

Em um dos países mais burocráticos do mundo, o SPED Fiscal chegou para trazer mais praticidade e rapidez para as empresas! Porém quando o assunto é DIFAL e SPED Fiscal, existe muita dúvida, especulações e até mesmo falta de informação sobre como proceder com esse recurso. 

Foi pensando exatamente nisso que criamos esse artigo, continue a leitura para saber mais sobre o DIFAL e SPED Fiscal.

Mas o que é SPED Fiscal?

Criado em janeiro de 2007, através do Decreto nº 6.022 o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) serve como um recurso rápido e prático, que conecta as empresas e o governo, facilitando a prestação de contas e reduzindo os erros e problemas no processo.

Tendo como principais objetivos: 

  • Promover a integração dos fiscos;
  • Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes; 
  • Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários;

Lembrando que existem diferentes tipos de SPED’s, confira abaixo:

  • SPED Fiscal – ICMS/IPI (EFD)
  • SPED Contribuições (EFD)
  • SPED Contábil (ECD)
  • Escrituração Contábil Fiscal – ECF
  • Nota Fiscal Eletrônica – NF-e
  • E-Social
  • Reinf

Para mais detalhes sobre cada um deles, acesse o site do SPED.

Quais são as vantagens do SPED Fiscal?

São inúmeros os benefícios que o SPED Fiscal trouxe para os contribuintes, separamos abaixo alguns deles, confira:

Agilidade e praticidade
Antes do SPED era necessário se deslocar até a Receita Federal para saber quais eram os documentos necessários para prestar contas ao governo, depois de captar essa informação era necessário recolher os documentos, entregar toda a papelada e somente após algumas semanas a mesma era validada.

Graças ao SPED tudo ficou centralizado no mundo digital, reduzindo assim o tempo gasto com esse processo, aumentando a sustentabilidade e o que antes demorava semanas para ser resolvido, hoje pode ser feito em algumas horas.

Redução de custos
Eliminando as pilhas de papéis imensas que se acumulavam antigamente, o SPED concentrou tudo no mundo digital, evitando a necessidade de deslocamentos de colaboradores, facilitando (e muito) a rotina das empresas.

Redução de erros
Antigamente era muito comum acontecer alguns erros e incoerências entre os valores declarados nas NF-e e no SPED Fiscal, afinal de contas, era um processo manual complexo e massante, o cenário perfeito para erros.

Já com o SPED Fiscal o cenário mudou completamente, se tornou mais organizado e prático, reduzindo os erros.

O que é DIFAL? E qual a sua relação com o ICMS?

DIFAL é a Diferencial de Alíquota do ICMS, vou explicar melhor, cada estado do Brasil possui as suas próprias regras de tributação sobre o imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS.

E com o aumento das vendas pela internet, grandes capitais como o estado de São Paulo, começaram a lucrar bem mais do que os outros, com isso o DIFAL foi criado para que a tributação fosse feita de maneira mais justa.

Quando devemos informar o DIFAL no SPED Fiscal?

Sempre. Porém isso se torna uma obrigatoriedade somente para as empresas que estão categorizadas como Lucro Real ou Lucro Presumido.

E podemos destacar também que todos os contribuintes do ICMS são obrigados a manter o registro do livro de inventário do SPED Fiscal.

Confira o Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI ! Clique aqui para ter acesso.

Como posso evitar erros no SPED Fiscal?

Uma das grandes dificuldades no momento do pagamento do SPED Fiscal é reunir toda a documentação e extrato dos pagamentos realizados durante todo o ano.

Apesar de ser uma tarefa relativamente fácil de ser executada, a mesma pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça quando não se tem uma organização e um processo bem estruturado.

Sabemos que com a correria do dia a dia, e pagamentos que foram realizados nos mais diversos bancos e estados durante todo o ano, nem sempre é possível manter toda a documentação estruturada. E o Banco Útil pode te ajudar com isso!

Através da nossa carteira digital, você pode realizar o pagamento de todos os impostos, DIFAL, GNRE, DARF, Guias Federais e Estaduais, com comprovantes garantidos, tudo reunido e centralizado em um lugar só, com opção de gerar relatórios com todas as transações realizadas durante o ano, facilitando assim a declaração do SPED Fiscal!

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e agende já uma demonstração com um de nossos especialistas. 

centralizando pagamentos

Este artigo foi útil?