Promovendo melhorias, bem-estar, trazendo mais praticidade para processos engessados, o SaaS – Software as a Service, chegou ganhando espaço no mercado e oferecendo softwares como serviço.
Mas você já pensou em contratar um SaaS de modo estratégico visando aumentar o lucro da sua empresa? Não? Então continue a leitura para entender.
Mas o que é SaaS?
Tendo origem na língua inglesa, o SaaS – Software as a Service, é nada mais, nada menos do que a oferta de um Software como Serviço.
Presente nas mais variadas áreas, o SaaS vem crescendo muito a cada ano. Como exemplo, temos a Netflix, Spotify, o Dropbox e até mesmo o Banco Útil!
por estar presente em outras áreas e ramificações, o SaaS também ganhou algumas variações, como por exemplo:
- PaaS = Plataforma como serviço.
- IaaS = infraestrutura como serviço.
- DaaS = Desktop como serviço.
Quais as principais vantagens de trabalhar com um SaaS?
- Acesso em qualquer lugar;
Disponível a qualquer hora e lugar, trabalhar com uma plataforma SaaS é ter a possibilidade de utilizar o serviço mesmo estando a quilômetros de distância do escritório;
- Não precisa de máquinas para hospedar o software;
Por estar online, na nuvem, você não precisa se preocupar em ter uma máquina para manter o sistema funcionando.
- Opções customizáveis às necessidades do cliente;
Cada empresa, cada projeto, criado e pensado de modo personalizado para que a sua empresa tenha acesso somente ao melhor! Aumentando assim a sua eficiência e assertividade.
- Atualizações automáticas;
Nada de ficar se preocupando se você está utilizando a última versão disponível do software, com o SaaS as atualizações acontecem de modo automático e já ficam disponíveis para todos os usuários da plataforma;
- Integração com outros sistemas
De forma inteligente e intuitiva, os softwares já são criados para facilitar as integrações com outras plataformas, geralmente através de API’s (Interfaces de Programação de Aplicativo).
- Economia
Com a utilização de uma SaaS você irá pagar somente por aquilo que está sendo utilizado, reduzindo assim gastos desnecessários.
A importância de ter uma estratégia para SaaS
Antes de realizar a adesão de uma plataforma SaaS algumas perguntas devem ser respondidas, como por exemplo: Quais processos irão melhorar após a contratação? Isso irá trazer mais qualidade de vida e segurança para os meus colaboradores? Qual é o ROI? Como será feita a integração? Irei ter lucro?
Caso a resposta para essas perguntas seja sim, você pode contratar o SaaS sem medo, e podemos afirmar sem sombra de dúvidas que após a implementação, um passo muito importante é acompanhar a utilização da plataforma pelos seus colaboradores, e se possível separar um tempo para bater aquele papo com o time, verificando se a solução realmente trouxe mais praticidade e qualidade para o dia a dia da empresa.
Um dado muito importante levantado recentemente pela Gartner, em parceria com a Google, é que a conexão emocional com o SaaS é maior para o público B2B, do que para o B2C, isso acontece porque, muito provavelmente, os colaboradores e CEOs da empresa passam a utilizar a plataforma com certa frequência, e querendo ou não, isso gera um certo apego, principalmente quando estamos falando de um SaaS que melhora a qualidade de vida do colaborador.
Aqui no Banco Útil já vimos isso acontecer várias vezes, afinal de contas a nossa solução é a única que centraliza e automatiza o pagamento de tributos e boletos, trazendo mais segurança, praticidade, organização e qualidade de vida para o contas a pagar da sua empresa. Abaixo separamos um de nossos cases de sucesso, confira.