Quando estamos falando sobre o futuro dos bancos digitais, estamos apenas tentando antecipar os próximos eventos de uma tendência, um movimento, que veio para ficar.

Criado em 29/12/22
Por

Estar um passo à frente, inovando, imaginando e traçando possíveis cenários futuros, independente da sua área de atuação, é sinônimo de sucesso. E quando estamos falando sobre o futuro dos bancos digitais, estamos apenas tentando antecipar os próximos eventos de uma tendência, um movimento, que veio para ficar.

Afinal de contas, com o avanço da tecnologia a forma como lidamos com o dinheiro mudou completamente, o que forçou bancos tradicionais a flexibilizar e inovar, sempre pensando no melhor para o seu cliente.

Mas o que esperar do futuro dos Bancos Digitais?

Antes de falar sobre os bancos, devemos destacar o que vem acontecendo atualmente com a economia global, que segue caminhando a passos largos para um cenário de total digitalização. 

Open Banking ou Open Finance, Pix, Blockchain, Real Digital, são apenas algumas das inovações no setor econômico que estão previstas para acontecerem muito em breve, e a sua principal preocupação quanto a isso deve ser em preparar a sua empresa para receber essas novas mudanças.

Lembrando que a ideia principal é que com apenas alguns cliques você possa realizar transações financeiras das mais simples até as mais complexas, economizando tempo, dinheiro e trazendo mais praticidade para o dia a dia. Diminuindo distâncias, acabando com processos lentos e burocráticos, valorizando o seu tempo.

E é exatamente isso que devemos esperar para o futuro dos Banco Digitais, indo um pouco mais além, esse cenário também se aplica aos Banco Tradicionais, que também já começaram a se movimentar para acompanhar o mercado, seja investido em IAs ou desenvolvendo soluções que desburocratiza processos engessado.

A economia digital e a tributação

Se existe um cenário mais desafiador, desconheço.
O Sistema Constitucional Tributário carece de ferramentas para acompanhar a economia digital e isso muito provavelmente irá ser visível nos próximos anos, onde teremos um cenário econômico mais digital e um cenário tributário ainda engessado, atrasado.

Mas existe alguma solução tecnológica atualmente?

Além de complexo, o setor tributário brasileiro é extremamente burocrático, mas com o avanço da tecnologia a tendência é sempre de melhorar e otimizar os processos.

Atualmente já existem plataformas capazes de automatizar a emissão e o pagamento de tributos, diminuindo assim o trabalho manual, ganhando mais tempo para focar na parte estratégica do seu negócio!

E caso você tenha interesse em investir no futuro da sua empresa, te convidamos a conhecer a Carteira Digital do Banco Útil! Clique no banner abaixo e agende já a sua demonstração gratuita.

centralizando pagamentos

Este artigo foi útil?