Um tributo extremamente importante para os Estados brasileiros, a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, também conhecida como GNRE, foi criada para facilitar o compartilhamento do ICMS entre os estados envolvidos em uma venda. Obrigatória e taxada de forma independente em cada um dos Estados do Brasil, variando de acordo com o produto e/ou serviço, pagar a GNRE não precisa ser uma dor de cabeça para a sua empresa, continue a leitura para entender.
Por que é importante pagar a GNRE?
Esse tributo é extremamente importante para os estados, já que ao partilharem os impostos o valor arrecadado é convertido em verba para saúde, educação, cultura, e outros projetos sociais.
Mas como posso emitir a GNRE?
Para emitir uma guia GNRE você deve acessar o Portal GNRE, que está com o endereço de Pernambuco, já que começou lá e se expandiu para os demais estados do Brasil, com exceção de São Paulo e Espírito Santo, e em seguida terá de preencher alguns dados, como:
- Receita;
- Tipo da GNRE;
- Estado favorecido;
- Valores da operação;
- Informações do contribuinte;
- Datas de vencimento e data do pagamento.
Preencha os campos e valide os dados, lembrando que é muito importante prestar atenção nesse momento, já que não é possível alterar e/ou cancelar uma guia depois de sua emissão.
Mas qual é a melhor forma de pagar a GNRE?
Fugindo de processos manuais, burocráticos e extremamente demorados. O Banco Útil surge como opção para aqueles que querem pagar a GNRE em poucos minutos, com apenas alguns cliques.
Automatizando processos, oferecendo a opção de pagamento em lote e agendamentos, através da nossa carteira digital a sua empresa irá ganhar mais tempo útil e praticidade, além de diminuir erros, multas e juros.
Autenticação bancária ou Recibo provisório?
É de extrema importância estar atento no momento do pagamento e verificar se o que foi emitido é uma autenticação bancária ou um recibo provisório.
Visto que somente a autenticação bancária comprova o pagamento do tributo e é somente com ela que a sua empresa e a sua mercadoria poderão seguir viagem tranquilamente sem serem paradas na barreira fiscal.
Já o recibo provisório, como o próprio nome já diz, é um recibo que não comprova o pagamento final do tributo, ele funciona provisoriamente até que a autenticação seja emitida. E com ele, o seu caminhão será sim parado na barreira, gerando multas, juros, perda de tempo e dinheiro.
Esperamos que esse artigo possa ter ajudado você e a sua empresa! Caso queira saber mais sobre como o Banco Útil consegue pagar a GNRE em 15 minutos com autenticação bancária, funcionando 24h por dia, 7 dias por semana, é só clicar no banner acima e agendar uma demonstração gratuita.