Para aqueles que estão interessados em abrir uma empresa em Belo Horizonte, e não fazem a mínima ideia de onde começar esse artigo é para você, nele iremos falar sobre tributação, licenças, registros e muito mais, continue a leitura para conferir.
Por onde começar?
Assim como tudo na vida devemos começar pelo planejamento, então pesquise muito bem sobre a capital mineira, faça um levantamento de dados no site do IBGE, descubra os avanços que a cidade está tendo, a economia e geração de emprego da região, visite a cidade, conheça os principais pontos estratégicos para abrir a sua empresa, caso a mesma necessite de um espaço físico.
E após esse levantamento, se a mesma parecer promissora, é chegada a hora de criar o seu plano de negócio.
Mas o que é um plano de negócio?
O plano de negócio é um documento decisivo e muito importante para qualquer empreendimento, é nele que você irá fazer uma análise detalhada e sincera sobre os pontos fortes e fracos, concorrentes, clientes, fornecedores, detalhando o mercado e o produto, quais serão as suas ações e metas, diminuindo os riscos e as incertezas.
Caso precise de ajuda nessa etapa, indicamos acessar o site do SEBRAE lá você terá acesso a diversos materiais gratuitamente que poderão te ajudar a criar o seu plano de negócio.
É possível abrir a minha empresa de modo online?
Sim! A prefeitura de Belo Horizonte oferece essa facilidade ao integrar o seu site com a REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criado em 2007 pelo Governo Federal.
Observação: O tempo de abertura pode variar de acordo com cada empresa, porém o tempo médio é de 10 dias.
E o que é preciso para abrir uma empresa em Belo Horizonte?
- Consulta Prévia de Viabilidade – Aqui você irá verificar se o nome da sua empresa está disponível para uso e se a mesma pode exercer suas atividades no local escolhido.
Se você realizar a consulta diretamente no site da prefeitura de Belo Horizonte poderá ter acesso a REDESIM-MG. - Registro – Abertura de CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal;
Aqui temos vários passos a serem seguidos, basicamente são: cadastro, registro junto ao órgão competente (Junta Comercial, Cartório ou OAB) e recebimento das inscrições na Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais e Municipais.
Mas atenção, todas as empresas que exercem atividades em Belo Horizonte devem estar devidamente registradas no CMC – Cadastro Municipal de Contribuintes de Tributos Mobiliários. E isso envolve os tributos:
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) ou das Taxas Mobiliárias (Taxa de Fiscalização, Localização e Funcionamento – TFLF, Taxa de Fiscalização Sanitária – TFS e Taxa de Fiscalização de Engenhos de Publicidade – TFEP).
E mais o pagamento do DARE (Documentação de Arrecadação de Receitas Estaduais); DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e, depois de feita a inscrição no município a TFLF (Taxa de Fiscalização, Localização e Funcionamento). - Licenças – São os alvarás que comprovam que a sua empresa está dentro dos padrões de segurança sanitária, controle ambiental, prevenção contra incêndios e outras exigências que podem variar de acordo com o segmento do seu empreendimento.
Vale a pena ressaltar que após todo esse procedimento para a abertura da sua empresa, a mesma ainda terá que lidar mensalmente com o famoso contas a pagar, e isso envolve a tributação.
E foi pensando exatamente nisso que o Banco Útil foi criado!
Para facilitar o contas a pagar da sua empresa, desenvolvemos uma carteira digital capaz de trazer mais agilidade e praticidade para os pagamentos de boletos e tributos na sua empresa! Aperte o play para saber mais!