Para todos aqueles que estão pensando em abrir a sua própria empresa, as obrigações tributárias merecem muita atenção e cuidado, afinal de contas uma documentação errada pode acabar acarretando em multas e até mesmo no fechamento do seu negócio.
Essas obrigações tributárias ficam sob a responsabilidade do dono da empresa e de seus sócios, podendo ter a ajuda de um financeiro, contadores ou de um sistema de automatização para auxiliar no pagamento da tributação.
Mas o que são as obrigações tributárias?
As obrigações tributárias se referem à relação jurídica entre o contribuinte e o estado, basicamente se trata da obrigatoriedade do pagamento de tributos.
Como por exemplo, a emissão de notas fiscais e o recolhimento obrigatório de tributos em cima do valor recebido. Lembrando que por mais que o empresário declare desconhecer tais regras, o mesmo será penalizado pelo descumprimento das obrigações tributárias.
E o que são obrigações fiscais?
As obrigações fiscais estão diretamente ligadas às exigências relacionadas ao pagamento de tributos, como por exemplo, o pagamento de imposto de renda.
As mesmas variam de acordo com o regime tributário desempenhado por cada empresa, ou seja Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido cada uma possui obrigações diferentes. E indicamos sempre ter muita atenção durante os pagamentos, realizando tais procedimentos dentro do prazo, evitando assim multas e penalidades.
Quais são as principais obrigações tributárias de uma empresa?
- Emissão de nota fiscal
Seja um e-commerce ou uma prestadora de serviços, a emissão de Notas Fiscais é uma obrigação tributária para todo negócio que for realizado. Lembrando sempre que o fluxo gerado pela emissão das notas, deve ser compatível com os valores que entram na conta bancária da empresa. - Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido
Primeiramente verifique em qual enquadramento tributário a sua empresa está, após isso é só verificar quais são as obrigações fiscais da mesma. - Imposto de Renda
Além da declaração de pessoa física e jurídica que deve ser feito todo o ano, também é importante destacar o recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte. - Escrituração Contábil Digital
O famoso SPED Contábil onde o responsável pela contabilidade/financeiro informa ao Fisco, os dados das empresas. Lembrando que para Simples Nacional não é necessário realizar essa ação, já que os mesmos realizam a arrecadação de acordo com a guia do DAS. - Balanço Patrimonial
Um levantamento feito para apresentar um resumo das transações da empresa em determinado período, podendo ser mensal, trimestral ou anual. Reconhecendo assim a realidade da sua empresa.
Lembrando que o pagamento de tributos deve ser uma rotina dentro da sua empresa, garantindo assim que você esteja sempre em dia com a Fisco. E felizmente hoje em dia já é possível automatizar todo esse processo de pagamento de tributos na sua empresa! Como? Com o Banco Útil!
Desenvolvemos uma carteira digital que realiza o pagamento de tributos sem a necessidade de abrir inscrições estaduais, ou contratar mais de um banco tradicional para recolhimento do DIFAL, realizando o pagamento de guias no tempo recorde de 15 minutos! Para saber mais, aperte o play!