Otimizando a comunicação do seu e-commerce

Chamar a atenção do seu cliente e manter uma comunicação fluida é uma tarefa difícil que todo e-commerce enfrenta, com isso em mente…

Criado em 23/08/22
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Em meio a tantas opções e informações disponíveis que esse vasto universo chamado de internet nos proporciona, chamar a atenção do seu cliente e manter uma comunicação fluida é uma tarefa difícil que todo e-commerce enfrenta.

Com isso em mente, preparamos esse artigo com algumas dicas para que você possa otimizar a comunicação do seu e-commerce, continue a leitura e confira!

como funciona a comunicação em um e-commerce

Assim como em uma loja física, o seu e-commerce deve se comunicar sempre com muita educação, tendo em mente que apesar de estar em um ambiente digital, você está se comunicando com uma pessoa, então seja simpático, educado e transmita segurança.

Abaixo listamos algumas dicas para ter uma comunicação de sucesso no seu e-commerce, confira:

  • Esteja presente;
    Uma das maiores dificuldades do e-commerce está na falta de interação humana, por isso quando alguém comentar em uma das suas fotos, ou te mandar um direct com alguma dúvida, responda, interaja e se faça presente. Assim além de passar mais segurança para o seu cliente, você também estará criando um vínculo com ele.

  • Seja transparente;
    Principalmente quando você tem de comunicar algo negativo, seja sempre sincero e transparente, isso fortalecerá os laços com os seus clientes.

  • Defina um tom de voz;
    Ao escolher o tom de voz da sua empresa, leve em consideração o seu cliente. Já que não irá adiantar de nada escrever um post com uma legenda formal, se o seu cliente prefere uma comunicação mais leve.

  • Ser empático pode fazer toda a diferença;
    Durante a comunicação, sempre se coloque no lugar do seu cliente, entenda suas dores e faça de tudo o possível para facilitar os processos, desde a escolha do produto até o pagamento.

  • Pós venda e fidelização;
    Não se esqueça de continuar investindo no relacionamento com o seu cliente após a venda! Invista em um unboxing memorável, ofereça cupons para uma segunda compra, mande um e-mail para comemorar datas importantes, os detalhes importam!  

  • Compartilhe o processo de trabalho
    Um modo muito efetivo de humanizar o seu e-commerce é mostrar o seu processo de trabalho, as pessoas que fazem parte da sua equipe, curiosidades e acontecimentos do dia a dia, essas ações aproximam e mostram para o mundo quem são os rostos por detrás da marca. 

  • Comunicação visual
    E não se esqueça de investir sempre na comunicação visual, seja através de posts estáticos nas redes sociais, infográficos, ensaios fotográficos ou até mesmo com a produção de vídeos.

    Com o objetivo sempre de atrair e captar mais clientes, explorando os mais diversos canais e nutrindo sempre que possível as redes sociais com conteúdos novos e relevantes. Mas antes de começar a trabalhar com a comunicação visual do seu e-commerce é necessário criar uma identidade visual para a sua marca.

    Ela deverá conter as cores, fontes, estilos e elementos que representam a sua empresa, todos bem definidos, para que as outras peças da comunicação da sua marca sigam um mesmo “padrão”, gerando assim uma sensação de reconhecimento ao serem vistas pelos seus consumidores. 

  • Destacando resultados
    Depoimentos e cases são sempre muito importantes para gerar mais confiança seja no seu produto ou no seu serviço. Por isso invista em um espaço para depoimentos, cultive a confiança e conte a história da sua empresa através do ponto de vista dos seus clientes! 

  • Evite problemas, otimize processos
    Um dos maiores problemas dos consumidores com os e-commerces se refere à entrega, desde o valor do frete até atrasos, e tudo isso pode gerar uma série de comentários negativos nas redes sociais que irão manchar a imagem da sua empresa.

    Por isso é muito importante pensar sempre em modos de otimizar processos, valorizando o seu tempo e gerando mais valor para o seu cliente, o Banco Útil desenvolveu uma solução capaz de pagar tributos como a GNRE em até 15 minutos, 24 horas por dia, 7 dias por semana! Diminuindo assim o tempo de entrega do produto. 

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