Pagamento via QR Code é seguro?

Atualmente, o meio de pagamento via QR Code está super em alta, mas por ser uma solução nova traz diferentes dúvidas.
A segurança dos novos meios de pagamentos digitais está entre os assuntos mais discutidos, principalmente pelas facilidades e agilidade que eles trazem. Você já teve dúvidas sobre a segurança desses novos meios de pagamento?

Criado em 24/01/22
Por

Atualmente, o meio de pagamento via QR Code está super em alta, mas por ser uma solução nova traz diferentes dúvidas.

A segurança dos novos meios de pagamentos digitais está entre os assuntos mais discutidos, principalmente pelas facilidades e agilidade que eles trazem. Você já teve dúvidas sobre a segurança desses novos meios de pagamento?

Se sua resposta for sim, continue lendo esse texto que iremos te explicar como funciona o pagamento via QR Code e esclarecer suas dúvidas sobre a segurança dessa solução.

O que é a cobrança por QR Code?

Em poucas palavras, QR Code, significa Quick Response Code, ou seja, é um código de resposta rápida.

Mesmo sendo bem parecido com o código de barras, os benefícios do QR Code comparado ao código de barras convencional são: rapidez no escaneamento, alta capacidade de armazenar informações e versatilidade.

Apesar de ser uma tecnologia criada em 1994, teve muita resistência devido as dificuldades de inserir e adotar esse novo meio de pagamento no comércio brasileiro.

Contudo, é uma tecnologia que tem tudo para ganhar um grande espaço. E isso já está acontecendo por mudanças de hábitos e a utilização do QR Code para cobrança é muito simples, basta a empresa aceitar esse meio de pagamento por carteiras digitais, maquininhas digitais ou contas digitais.

Além disso, para os consumidores finais o processo é bem ágil: é necessário que ele escaneie o código QR Code por um dispositivo móvel ou aproxime da maquinha e as informações que contém dentro do código são visualizadas, que podem ser: acesso aos dados bancários do(a) vendedor(a) e/ou valor da compra do serviço/produto.      

Quais são as opções de cobrança por QR Code?

Existem duas opções de cobrança por QR Code conhecidas como estática e a dinâmica.

 O modelo estático pode ser utilizado em diversas transações, pois geralmente contém a informação da conta bancária do(a) vendedor(a), ficando a cargo do cliente inserir o valor do produto ou serviço adquirido. Normalmente é bastante utilizado em estabelecimentos físicos.

Por outro lado, o modelo dinâmico pode ser usado em apenas uma transferência, ou seja, é exclusivo para cada transação e funciona para pagamento de contas específicas, que só serão pagas uma única vez. Mas, por meio dele é possível incluir, além do valor, outras informações como a própria identificação do(a) recebedor(a).

Como funciona a cobrança por QR Code no Pix?

Lançado em 21 de maio de 2021, pelo Banco Central e indicado para pessoas jurídicas, o PIX Cobrança é uma alternativa do boleto bancário e com essa funcionalidade permite que empresários emita/crie códigos QR Codes para realizar cobranças imediatas ou com vencimento em data futura.

Em poucas palavras, a função do QR Code no PIX Cobrança é dinâmica, ou seja, é gerado de forma exclusiva para cada transação.

Assim, a empresa pode emitir um PIX Cobrança com informações que contém em um boleto bancário convencional, como: valor, data de vencimento, juros, multas e descontos.

O Bolepix é uma solução de cobrança que utiliza um QR Code para fazer a transação, clique aqui para saber mais sobre suas funcionalidades.

O uso de QR Code para realizar pagamento

O pagamento por QR Code funciona de maneira prática e rápida. O cliente só precisa estar com um smartphone em mãos e apontar a câmera do celular para o QR Code e escanear o código. Pronto! O seu pagamento está concluído.

Além de trazer agilidade no dia a dia de muitas empresas e consumidores, muitas vantagens são encontradas nesse meio de pagamento. Veja alguns deles:

  • Facilidade em momentos de isolamento: Com a pandemia do COVID 19, que se iniciou em 2020, muitas empresas tiveram que migrar para o digital e com isso a necessidade de meio de pagamentos eficazes e simples surgiram. O pagamento via QR Code é uma modalidade que traz essa funcionalidade e permite ser utilizado tanto em meios digitais quanto presenciais.
  • Comodidade: A comodidade desse método atrai muitos clientes, já que, os consumidores podem realizar o pagamento de forma rápida e de onde estiver. Além disso, não há a necessidade do uso de cartões de débitos, créditos e cheques.
  • Redução de filas: Outra vantagem do QR Code é que por ele ser um processo tão ágil, não dá tempo de formar grandes filas nos estabelecimentos.
  • Economia: Uma modalidade que tem taxas baixíssimas para os empresários e não tem custo para os consumidores finais.

A modernidade dessa solução é capaz de transformar o modo como os brasileiros fazem e recebem pagamentos.

Vamos falar sobre a segurança dessa modalidade

Diante de tanta tecnologia e inovação, é importante optar por uma forma de pagamento que não ofereça o risco.

O QR Code oferece segurança no pagamento, pois os dados são criptografados. Apenas o mesmo aplicativo em outro celular pode realizar a leitura das informações. Para garantir a segurança das transações financeiras, o código é atualizado com regularidade.

Além disso, o próprio dispositivo móvel que for usado possuí senha de desbloqueio e o usuário pode cadastrar uma senha de acesso ao aplicativo. Assim, cria-se duas proteções antes de abrir o aplicativo.

Desta forma, mesmo que o celular for perdido ou roubado se torna mais difícil o acesso ao aplicativo.

Por esses motivos podemos dizer que o QR Code é seguro!

Aliás, essa modalidade traz mais segurança que os pagamentos realizados em espécie ou cartões de débito/ crédito. Isso porque, diminuem as chances de erros ou cartões clonados.

E o seu negócio já utiliza o QR Code como forma de pagamento?

Este artigo foi útil?