O sistema de transações rápidas do Banco Central do Brasil, o PIX, chegou faz um pouco mais que um ano e já se tornou o grande queridinho entre a população. Segundo matéria na Exame, no primeiro ano de PIX, teve 110 milhões de cadastrados, sendo 104 milhões pessoas físicas e quase 8 milhões pessoas jurídicas, totalizando cerca de 348 milhões de chaves cadastradas.
Com tanta praticidade começou a ganhar espaços também dentro das empresas e comércios, mas para isso passou por diversas mudanças.
Veja as principais mudanças que aconteceram durante o ano de 2021.
PIX Cobrança
Em maio de 2021, foi concedido pelo Banco Central uma nova funcionalidade do PIX, a de cobrança, esse recurso permitirá que as empresas gerem um QR Code para transações em data futura.
O PIX Cobrança, assim como o boleto bancário, permite gerar pagamentos com uma data de vencimento. Porém, a maior vantagem desse recurso é que o pagamento é confirmado instantaneamente, diferente do boleto bancário que pode levar até 3 dias para compensação.
Essa forma de pagamento, para o e-commerce, por exemplo, torna-se muito mais interessante já que elimina a demora na confirmação do pedido e saída para a entrega.
Mudanças realizadas no processo de pagamento com o PIX
Para aumentar a segurança e conseguir diminuir as chances de sequestros e roubos noturnos, o Banco Central estipulou um limite para transações realizadas por pessoas físicas, das 20 horas às 6 horas, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).
O limite de valor nas operações noturnas vale tanto para PIX, como para transferências via DOC, TED, pagamentos de boletos e compras realizadas por cartão de débito.
O cliente poderá alterar os limites das transações por meio de canais de contatos dos seus respectivos bancos. Contudo, os aumentos só serão realizados após 24 horas da solicitação.
Porém, os bancos precisam oferecer aos seus clientes a possibilidade de cadastros, antecipadamente, para as contas que poderão receber transações de maior valor do que o estipulado.
Desde o dia 16 de novembro de 2021, os bancos começaram a bloquear o recebimento de transferências via PIX por pessoas físicas por até 72 horas. Essa medida foi tomada para os casos que em que houver alguma suspeita de golpes ou fraudes. Assim, o banco conseguirá rastrear e analisar dentro desse período.
PIX Saque e PIX Troco
Desde 29 de novembro de 2021, o PIX saque e o PIX troco entraram em operação e tem foco em estabelecimentos comerciais físicos.
Assim, é possível sacar dinheiro a partir de um pagamento via PIX em lojas, padarias, supermercados, entre outros. E para receber o troco também funciona da mesma forma.
Exemplo: O cliente realiza o pagamento via pix e o estabelecimento devolve o troco em dinheiro.
O que podemos esperar para 2022
Hoje, o PIX já ultrapassou 364 milhões chaves cadastradas e já tem muitas previsões para o ano de 2022, veja o que estar por vir:
- PIX internacional
- Débito automático para pagamento recorrente com PIX
- Bloqueio e devolução de valores
- PIX por aproximação
- PIX garantido ou PIX crédito
O PIX já está inovando e trazendo muitas facilidades como forma de pagamento entre empresas, e-commerce e lojas físicas.
PIX como forma de pagamento no mundo corporativo
As empresas ganharam velocidade em seus negócios e geraram mais vendas.
“Segundo dados do BC, o Pix dominou 12,8% do sistema de pagamentos do país no segundo trimestre de 2021, ficando atrás apenas dos cartões e boletos. Os cartões ainda dominam 50% do mercado de pagamentos, e os boletos 14,9%. O Pix já supera os saques, transferências, DOCs, TEDs e cheques entre os brasileiros economicamente ativos.” – Portal Exame.com
Essa forma de pagamento está presente tanto em empresas B2B quanto para B2C, que abriu caminhos mais inovadores e trouxe inúmeros benefícios, como:
- O pagamento é instantâneo e direto entre recebedor e pagador – Assim facilita na hora de realizar uma venda seja em loja física quanto online.
- O valor entra na conta bancária PJ no mesmo momento.
- É possível utilizar essa forma de pagamento 24 horas do dia e em todos os dias do ano.
- O custo da operação é muito mais baixo e alguns bancos chegam a zerar esse custo para contas PJ.
- As empresas podem utilizar para fazer pagamentos à fornecedores, salários de funcionários e tributos.
- Também pode colocar como uma opção de pagamento dentro de suas lojas ou e-commerce.
Como o BOLEPIX pode te ajudar a expandir suas vendas
Apesar de muitas mudanças, os gargalos continuam existindo no mercado financeiro em lojas físicas e e-commerce. O Banco Útil lançou o Bolepix, que traz a solução do pagamento via boleto, com a praticidade do PIX.
Com essa solução a forma de pagamento do seu negócio se expande e pode evitar vários desafios que é enfrentado no e-commerce e loja física.
Veja quais são esses desafios para os e-commerces:
- 20,21% dos consumidores pagam suas compras online via boletos.
- Boletos levam até 03 dias úteis para concluir o pagamento.
- Muitas pessoas desistem da compra, no processo de emissão de boleto e pagamento via banco.
- Indisponibilidade de produto em estoque, já que o produto comprado fica separado por 03 dias úteis para compensação do boleto, que pode não ser pago.
- Perda de novas vendas
- Perda de tempo para operação que precisa retornar o produto para o estoque e atualizar disponibilidade no sistema/site.
Veja quais são esses desafios para as lojas físicas:
- Pesquisas mostram que 59,3% das lojas online do país já utilizam o meio de pagamento via PIX
- Horas extras e trabalho operacional do setor financeiro
- Perda de tempo na operação comercial que precisa consultar o setor financeiro para liberar a venda
- Fluxo manual impactando a operação
VANTAGENS DO BOLEPIX LOJA x PIX CONVENCIONAL
- Maior segurança com a centralização de recebimentos do Bolepix Loja através da Carteira Digital Banco Útil;
- Geração de QR Code por cada transação;
- Configurações de acesso de usuário;
- Transferência de saldo somente para uma conta bancária da mesma titularidade e por usuários autorizados;
O Bolepix Loja possui recursos como:
- Notificações de confirmação de pagamento por e-mail
- Número de código sequencial de cada QR Code gerado
- Dados do pagador
- Campo para incluir descrições como: SKU de produtos, vendedor, dados do pagador, data e hora do pagamento.
Uma carteira digital para um novo meio de pagamento para lojas físicas e e-commerce criado para facilitar a venda e alavancar o faturamento no varejo.
Para você que quer saber mais sobre o Bolepix ou implementar no seu negócio, clique aqui