A necessidade de cumprir isolamento social fez com que houvesse muitas mudanças de comportamentos e uma dessas mudanças é a nova forma de consumo/ compra. As compras online tiveram um aumento disparado, assim, muitas empresas que não estavam presentes no mundo digital se reinventaram.
Agora, depois da flexibilidade no isolamento muitos consumidores voltaram a frequentar comércios, lojas e shoppings. Será que essa flexibilização interferiu nas compras online? Como que as empresas estão lidando com isso? Para saber mais sobre esse assunto continue lendo esse texto.
A mudança de comportamento do público
Com o início da pandemia de Covid-19 em 2020, muitas medidas protetivas foram tomadas e o isolamento social foi uma delas, assim, houve algumas mudanças de comportamento dos consumidores.
Compras online por websites ou aplicativos se tornaram os principais meios para realizar compras. O setor de e-commerce teve um crescimento de 75% em meio à pandemia.
Contudo, muitas empresas tiveram que se reinventar para se adequarem nesse novo modelo de compra, já que, muitos setores e comércios tinham as compras presenciais como a maior parte de suas vendas.
Mas vamos entender sobre as principais estratégias para enfrentarem essas mudanças:
As novas estratégias utilizadas pelas empresas
A humanização, a agilidade e a identificação se tornaram os principais aspectos para a conversão de leads para as empresas. A aproximação com o cliente é extremamente importante para o relacionamento Marca X Consumidor.
Veja algumas estratégias que estão sendo usadas pelas empresas:
- Personalização do serviço faz toda a diferença para fidelizar um cliente.
- A opinião e as sugestões do cliente são fundamentais e muito importante para o crescimento de uma empresa virtual.
- Estratégia de Omnichannel pode melhorar e otimizar a experiência dos consumidores.
- Automatização de processos burocráticos.
Além disso, é preciso investir em novas tecnologias para uma experiência única. Quanto a isso, podemos contar com: PIX, pagamentos via QR Code, carteiras digitais, entre outras para otimizar o tempo que o consumidor gasta para finalizar as suas compras.
Porque apesar de ter uma loja física, investir em uma loja online
as vendas presenciais. Hoje já se totalizam 60% das vendas presenciais e 40% online, diz pesquisa Consumer Pulse. Mas, mesmo com a volta de compras presenciais, o Brasil está como 5º lugar entre os países que mais utilizam o e-commerce.
Atualmente, os brasileiros não têm mais o mesmo receio com as compras online e tornou-se um hábito muito mais comum. Afinal, é muito mais simples e prático realizar todas as suas compras, no conforto do seu lar e com a mesma segurança de comprar presencialmente.
Segundo uma pesquisa realizada pela Dunnhumby, 50% dos brasileiros entrevistados ainda não se sentem preparados e seguros para retornar às compras presenciais. Desta forma, é notável o desafio dos empreendedores que têm lojas físicas para ganhar o seu público e manter o seu e-commerce ativo.
“O brasileiro perdeu o medo das compras online e ganhou um canal a mais, tanto para consumir como para pesquisar valores. O desafio com a retomada do varejo físico é fazer com que os canais não se sobreponham, mas se integrem e ofereçam uma jornada única de compra, completa, tanto no físico como no digital” – Country Head da dunnhumby, André Rocha.
As mudanças de hábitos podem influenciar significativamente o dia a dia dos comerciantes, por tanto, investir em diferentes estratégias para conseguir atrair o maior número de pessoas pode ser a melhor saída para atravessar esse período.
Como está sendo esse novo desafio para a sua loja? Conte para a gente! É só clicar aqui.