Mulher interagindo com uma mesa digital iluminada em verde, cercada por símbolos de engrenagens, cifrões e códigos binários.

Entenda como a tecnologia financeira revoluciona a forma de pagar tributos e lidar com questões burocráticas para melhorar a gestão empresarial

Criado em 30/05/25
Por

Em mercados cada vez mais competitivos, empresas que adotam soluções de tecnologia financeira se sobressaem. As ferramentas de otimização são grandes aliadas para lidar com a complexidade de pagamentos de tributos obrigatórios. 

Neste conteúdo, entenda qual é a importância da transformação digital no setor financeiro e como essa inovação revoluciona a maneira de quitar guias como a GNRE. Acompanhe!

O que é tecnologia financeira?

A tecnologia financeira (ou fintech, em sua forma abreviada) é um conjunto de ferramentas digitais que aprimoram funções fundamentais em uma empresa. Uma delas é a gestão do pagamento de tributos de forma automatizada e eficiente. 

Para agilizar e descomplicar processos burocráticos, as instituições adotam carteiras digitais, softwares de gestão e sistemas de pagamentos eficientes. Assim, evitam o acúmulo de trabalho e o atraso nas funções, problemas que prejudicam o andamento do negócio.

Além disso, as ferramentas digitais facilitam a gestão de dados fundamentais para a melhoria dos negócios. Por meio de relatórios unificados, é possível auditar documentos de forma transparente e precisa para cumprir leis e diretrizes. 

A evolução dos pagamentos tributários com tecnologia financeira 

As fintechs são uma porta para a inovação financeira, abrindo caminho para novas formas de pagar guias de tributos, como a GNRE. O ponto alto da implementação é a redução de erros de preenchimento e processamento de dados. 

Essa evolução também é ágil e prática, pois é possível fazer os pagamentos de GNRE em segundos. Isso proporciona uma experiência positiva e eficiente para gerir o setor financeiro das empresas. 

Impactos para a gestão financeira das empresas 

Sem dúvidas, a tecnologia financeira traz impactos positivos, melhora processos internos e traz mais autonomia para a tomada de decisões. A seguir, confira os benefícios que o pagamento em segundos traz.

Fluxo de caixa previsível

Quando uma empresa faz pagamentos instantâneos e recebe a confirmação rapidamente, é mais fácil gerenciar os recursos e melhorar o planejamento financeiro. 

Com informações precisas e imediatas, é possível tomar decisões estratégicas para controlar os custos e os investimentos. Isso acontece porque as plataformas de gestão centralizam as informações em tempo real. 

Redução de multas e juros

Pagar os tributos em atraso incide em multas e juros que geram custos extras às empresas. Além disso, pode causar problemas com a fiscalização, gerando autuações que comprometem a imagem da instituição. 

A fintech permite programar pagamentos de forma prática e eficiente para evitar problemas. No caso da GNRE, se a empresa não pagar corretamente, não conseguirá efetivar vendas de produtos e serviços para outros estados. Isso prejudica os negócios e afeta a experiência dos clientes. 

Eficiência operacional

Uma empresa tem diversas guias para pagar mensalmente. Quando esse trabalho é 100% manual, o processo fica lento e sujeito a erros, que podem ocorrer tanto no preenchimento das guias quanto no atraso para cumprir as datas previstas. 

Já com o processo automatizado, você pode liberar sua equipe para fazer atividades mais importantes. Esse procedimento é fundamental para voltar o foco a outros projetos que contribuam para o crescimento da empresa. 

Melhoria no compliance

Um bom compliance financeiro segue as leis, regulamentos e procedimentos à risca. Esse processo inclui auditorias internas frequentes que identificam atividades irregulares que afetam a gestão financeira. 

A implementação de ferramentas e tecnologias permite gerar comprovantes definitivos em tempo real que ficam registrados. Além disso, é possível obter relatórios para apresentar aos órgãos reguladores em caso de auditoria externa.   

Esses processos reforçam a eficiência e a transparência nas operações.

Essa tecnologia financeira é segura? 

Sim, a tecnologia financeira e os recursos que o Banco Útil oferece têm o selo de fintech e fazem parte da Associação Brasileira de Fintechs (AB fintechs). A instituição é responsável por mais de 700 fintechs e seu propósito é garantir negócios sustentáveis e de inovação no setor financeiro. 

A comunicação é segura via HTTPS e por meio de banco de dados AWS. Além disso, são seguidas as normas da Lei nº 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Isso significa que as transações e os processos são transparentes e seguem as regras estabelecidas pelos órgãos reguladores. Ou seja, os dados das empresas são protegidos no meio digital em qualquer operação no sistema.  

Conte com as soluções do Banco Útil 

O Banco Útil tem o propósito de descomplicar e simplificar a forma como as empresas lidam com os pagamentos de tributos, boletos de consumo e guias jurídicas. 

A nossa fintech oferece agilidade, liberdade e autonomia para a sua empresa cuidar das finanças e ir mais longe. Se você faz operações interestaduais de produtos e serviços, precisa conhecer as vantagens de pagar a GNRE no Banco Útil!

  • Pagamento da guia em segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados; 
  • Sistema 100% automatizado, intuitivo e fácil de usar;
  • Emissão de comprovante bancário autenticado nas transações;
  • Redução de juros, multas e erros de dados e processamento;
  • Pagamentos em lote

Além dessas vantagens, a tecnologia financeira do Banco Útil oferece uma série de benefícios para a sua empresa. Entre em contato conosco, saiba mais e agende uma demonstração!

Este artigo foi útil?