Tributação e transporte de cargas

Entenda sobre a tributação e o transporte de cargas, em âmbito federal, municipal e estadual! Continue lendo para saber mais.

Criado em 13/12/22
Por

Responsáveis por conectar estados e levar os mais diversos produtos para os cantos mais remotos do Brasil, o país conta com 1,7 milhões de quilômetros de estradas (segundo o DNIT), e para aqueles que trabalham com isso, o tema tributação e transporte de cargas é mais do que relevante, é essencial, visto que existem barreiras fiscais em cada um dos estados.

Com isso em mente, preparamos esse artigo para que você possa entender tudo sobre a tributação e o transporte de cargas, continue a leitura para saber mais.

Empresas no Brasil

Antes de começarmos a falar sobre tributos, temos de lembrar que os mesmos variam de acordo com cada empresa, ou seja, se a sua empresa é Simples Nacional, você não terá de pagar os mesmos impostos de uma empresa que está na categoria de Lucro Real.

E para entender mais sobre isso, indicamos que clique e leia o artigo abaixo antes de continuar a leitura.

Conheça os principais tributos de Competência federal

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)Um imposto que deve ser pago por todas as Pessoas Jurídicas, com o objetivo de angariar fundos para a Seguridade Social. Recolhido nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido *

PIS (Programa de Integração Social)
De âmbito nacional, o PIS deve ser pago mensalmente até o dia 15 do mês subsequente e suas alíquotas variam de 0,65% a 1,65%.

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
Como o próprio nome já diz, esse é um imposto do campo da Seguridade Social, precisa ser pago por qualquer pessoa jurídica, com exceção das micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional.

IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
Nacional, pago anualmente por todas as empresas (exceto para MEI), para transportadoras possui a alíquota de 8%.

DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
Através desta guia é possível arrecadar diversos tributos de âmbito federal, confira:
IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outros.
– Lembrando que existem dois tipos de DARF, simples e comum.

Competência estadual

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço)

Pago sempre que o transporte de mercadorias é realizado, com a alíquota variando de estado para estado, calculada de acordo com o valor do produto ou serviço.

GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais)
Imposto criado para facilitar a transição entre estados, é graças a GNRE que é possível além de arrecadar, partilhar o ICMS das operações entre os estados envolvidos.

DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais)
Anteriormente somente no estado de Tocantins, o DARE passou a ser a guia oficial do estado de São Paulo, permitindo que o contribuinte possa recolher tributos e demais receitas públicas estaduais.

GARE (Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais)
Utilizada para o recolhimento do ICMS, variando de estado para estado, você deve ter muita atenção para quando utilizar essa guia, visto que estados como o de São Paulo estão utilizando o DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais).

Competência municipal

ISS (Imposto Sobre Serviços)

Deve ser pago sempre que houver uma prestação de serviço dentro de um mesmo município.

IPVA da Frota (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor)
Pago anualmente, indispensável para a circulação da frota, segundo notícias recentes o IPVA 2023 promete ter um aumento de até 10% em relação aos anos anteriores.

Vantagens de automatizar o pagamento de tributos na sua transportadora

– A GNRE é um tributo essencial para garantir a circulação da mercadoria entre os estados, e o não pagamento pode acarretar em multa, mercadoria barrada e diária de caminhão.

Porém, é possível ter mais praticidade ao gerar e pagar as GNREs em lote automaticamente! Com um sistema que funciona 24h por dia, 7 dias por semana;

– Rapidez e qualidade;
Carga parada é prejuízo. Com a tributação em dia, as suas mercadorias vão chegar sempre dentro do prazo, gerando assim uma experiência de alta qualidade para os seus clientes.

– Redução de custo com hora extras, multa e juros;
Utilizando da tecnologia para deixar a sua equipe com mais tempo livre para focar no que realmente importa! Reduzindo erros, multas e juros.

– Mais organização
Com apenas alguns cliques você consegue localizar todos os comprovantes e guias, facilitando assim as auditorias e compliance.
* Armazenamento por 6 anos com o Banco Útil!

O Banco Útil é a única carteira digital que consegue centralizar o pagamento de todos os tributos da sua empresa, com autenticação bancária garantida! E para GNRE possuímos o tempo recorde de pagamentos em até 15 minutos. Aperte o play para saber mais!

Este artigo foi útil?