Uma data aguardada por muitos com a promessa de preços imperdíveis e descontos incríveis está se aproximando, mas o que muita gente não sabe é que juntamente com os descontos e vendas, vem os tributos e a sua empresa deve estar preparada para eles desde já! Continue a leitura para saber mais.
Dados e estimativas
Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) em uma pesquisa realizada em 2021, o valor pago em tributos pode chegar a mais de 70% do preço do produto ofertado.
Entre os itens mais tributados temos no topo do ranking os perfumes importados, onde 79% do valor fica com o governo, seguido por videogames onde 72% são impostos e smartphones com 68% do preço.
“No Brasil, temos sobre um produto a incidência de ICMS, que é o imposto estadual, IPI, se for um produto industrializado. Ainda temos, pela pessoa jurídica, a cobrança de PIS e Cofins sobre o faturamento, CSLL sobre o lucro líquido, e imposto de renda sobre a renda”, explicou Gabriel Quintanilha, advogado tributarista e professor da Fundação Getúlio Vargas, em entrevista para a CNN.
Tudo isso interfere diretamente no bolso do consumidor e do empresário, que muitas vezes não consegue dar um bom desconto no produto devido a tributação. Mas apesar desse cenário desafiador, ainda é possível fazer bons negócios no Black Friday! Segundo uma pesquisa realizada pela Behup em Maio de 2022, foi constatado que o principal fator para uma compra não planejada é o frete grátis e isso é algo que você pode tentar negociar.
Temos que falar sobre o frete
Muitos acreditam que em 2022 vamos ter um cenário mais omnichannel, onde o consumidor compra em casa e retirar na loja ou realiza a compra de modo online na própria loja, e retira no mesmo dia (ou opta por receber em casa), porém o único e grande fator decisor para isso é o valor do frete.
Se a sua empresa consegue oferecer o frete com um preço atrativo ou até mesmo o frete grátis, muito provavelmente o seu consumidor irá optar por receber o produto no conforto de sua casa, sem ter de se preocupar em ter de se deslocar até a loja para realizar a retirada.
Outro ponto muito interessante são as vendas interestaduais, onde o frete pode ser tanto o causador dos abandonos de carrinho, quanto o principal motivo do sucesso da sua oferta.
Diante desse cenário, o que podemos fazer?
Abaixo listamos algumas ações que podem ajudar você e a sua empresa a estarem preparados para os tributos e para a Black Friday 2022! Confira!
Transportadora
O primeiro passo é encontrar uma transportadora segura, parceira, que atenda a demanda do seu e-commerce e tenha abertura para negociações, assim você poderá verificar a possibilidade de oferecer o frete grátis para os seus consumidores.
Fazendo contas
Após escolher a transportadora, é muito importante sentar com o seu time financeiro e/ou contábil para planejar a estratégia, calculando quais produtos serão ofertados, os descontos tributários e o retorno estimado sobre eles.
Verifique também a possibilidade de trabalhar com cashback, desconto progressivo, entre outras ações.
Automatizando o pagamento de tributos na Black Friday
Evitando erros, agilizando o processo de envio e desafogando a sua equipe financeira, ao automatizar o pagamento de tributos da sua empresa, você estará garantindo mais qualidade e assertividade, economizando tempo e dinheiro.
E o Banco Útil pode te ajudar nessa missão!
Com uma carteira digital intuitiva, pensada na experiência do usuário, é criada para descomplicar a sua vida, realizando pagamentos 24h por dia, 7 dias por semana, com o tempo recorde para GNRE’s onde é possível realizar o pagamento da tributação em até 15 minutos! Incrível né? Para saber mais entre em contato conosco, é só clicar aqui.