Já imaginou uma versão digital do Real? Essa é a proposta da CBDC, Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital Emitida pelo Banco Central, basicamente é uma versão virtual do dinheiro de um determinado país. Abaixo separamos mais informações sobre essa novidade, continue lendo para saber mais!
O que é a CBDC?
Como já foi dito acima, a CBDC, Central Bank Digital Currency – ou Moeda Digital Emitida pelo Banco Central, é a nossa moeda, o Real, sendo emitida no mundo digital!
Se levarmos em consideração que atualmente grande parte das transações estão sendo feitas de modo digital (o relatório The Global Payments Report mostrou que, em 2020, apenas 35% das operações foram feitas com cédulas), a criação da CBDC chegaria em um ótimo momento, já que através dela seria possível emitir notas no formato virtual, sem a necessidade de impressão. E com isso, notas que nunca foram impressas estariam disponíveis no mundo online!
CBDC x Criptomoedas
Diferentemente das criptomoedas, a CBDC será emitida e regulamentada por uma autoridade monetária de determinado país, no caso do Brasil, estamos falando sobre o Banco Central, sendo tratadas como dinheiro tradicional, para serem utilizadas no dia a dia.
Já as criptomoedas além de não possuírem um órgão regulador específico e serem reguladas pelos próprios usuários, também são utilizadas como ativos financeiros.
Como exemplo prático, imagine a seguinte situação, você de manhã indo até a padaria e tentando pagar a compra com bitcoin, não seria possível certo? Já com a CBDC, por um outro lado, seria mais do que possível já que a mesma se equivale ao Real.
Tipos de CBDC
De varejo – com foco no consumidor final, permitindo transações entre pessoas físicas que não possuem contas em nenhum banco/instituição financeira, a CBDC de varejo é literalmente a nossa moeda, Real, em um mundo digital.
De atacado – Com o foco em bancos comerciais e câmaras de compensação, a CBDC serve para facilitar as transações entre instituições financeiras.
As principais vantagens?
1 – Redução de custos
Com a CBDC o custos para impressão, manuseio, gestão e distribuição da moeda seriam substituídos.
2 – Incentivo a inclusão financeira
Para aqueles que não estão ligados a nenhum banco, a CBDC chega como um aplicativo digital capaz de disponibilizar a movimentação para transações e resgates.
3 – Mais transparência nas operações
Com contas identificáveis e rastreáveis, centralizadas no Banco Central, as transações seriam instantâneas, sem custos e identificadas juntamente ao Banco.
4 – Prevenção contra fraudes
Muito provavelmente o sistema utilizado para a CBDC será o a tecnologia blockchain, e essa é atualmente uma das tecnologias mais seguras para a realização de transações no meio digital!
5- Câmbio
Imagina só poder realizar troca entre moedas estrangeiras sem intermediários na operação. Dependendo de como for o modelo da CBDC será possível centralizar essa operação junto ao Banco Central, ficando assim dependente somente dos bancos responsáveis pelas moedas trocadas.
Atualmente a China é o país que está mais à frente na criação da CBDC, com cerca de 20 milhões de chineses que já têm carteiras digitais emitidas pelo Banco Popular da China, conhecido como iuan digital, os mesmos têm a expectativa que em um ano o programa já esteja disponível para toda a população.
Estados Unidos e Europa, ainda estão pesquisando sobre o tema. Já no Brasil temos um documento emitido pelo Banco Central com os critérios para o desenvolvimento de uma CBDC brasileira, porém a mesma ainda está caminhando para a fase de testes e tem o lançamento previsto somente para 2024.