Você já ouviu falar em carteira digital? Este termo está super em alta atualmente. As transações por meio delas está ganhando espaço no mercado brasileiro e já ultrapassa outras soluções.
Se você ainda não conhece essa modalidade de pagamento e recebimento, não se preocupe, iremos te explicar tudo sobre o assunto.
Quando falamos de tecnologia e inovações no mercado financeiro, logo lembramos de PIX, Open Banking, Open Finance e soluções desenvolvidas por Fintechs. Elas impulsionam o uso da carteira digital, na qual chegou para trazer mais facilidade para atividades realizadas na área financeira.
Mas, vamos lá! Primeiramente precisamos entender o que é uma carteira digital e como ela funciona.
O que é Carteira Digital?
Em poucas palavras, carteira digital é um único lugar no qual permite inserir um crédito e realizar pagamentos, recebimentos e transferências.
Assim, é possível ter uma rotina financeira simples e sem as burocracias de bancos tradicionais, de forma totalmente digital.
Quando falamos de carteira digital corporativa, queremos dizer que a empresa terá todas as facilidades acima em um só lugar. Isso significa que a centralização de pagamentos e recebimentos, transferências e crédito serão realizadas de maneira segura e ágil para as empresas.
“A expectativa é que, até 2024, a carteira digital para pagamento represente 51,7% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico.” – Worldpay from FIS
Como funciona uma Carteira Digital?
As carteiras digitais corporativas são extremamente seguras, já que são criptografadas para garantir a segurança das informações. Além disso, todas as transações possuem login de acesso com data, horário e usuário, para rastreabilidade do sistema.
Veja como funciona uma carteira digital:
- O cliente abre uma carteira digital pelo CPF ou CNPJ;
- Insere um valor para crédito caso queira realizar pagamentos;
- Faz o upload de guias ou boletos;
- PRONTO! O pagamento já é realizado de forma automática.
As transações quase sempre não necessitam de cartões, o que praticamente anula o risco de fraudes.
Também é possível utilizar a carteira digital para recebimento. Dentro do Banco Útil, com a solução Bolepix, o consumidor consegue realizar o pagamento via QR Code e o valor cai diretamente na carteira digital corporativa da empresa em poucos minutos. Para saber mais sobre essa solução, clique aqui.
E quais são os benefícios dessa solução?
A carteira digital traz diversos benefícios quando comparamos com os serviços e produtos oferecidos nos bancos tradicionais. Veja as principais:
Agilidade e facilidade: Não existe burocracias e perca de tempo para a abertura de uma carteira digital.
Segurança: O acesso é realizado apenas por login de usuários autorizados para fazerem a gestão do contas a pagar e a receber sem acessar o internet banking da empresa, mas com todas as funções que necessita no dia a dia, até mesmo o PIX e com workflow de aprovação, de acordo com as necessidades da empresa.
Baixo investimento: Normalmente as taxas são menores que outras soluções.
Experiência do cliente: A solução é totalmente voltada para sanar as dores do mercado. Então, por meio da tecnologia, as carteiras digitais trazem a velocidade na realização de atividades cotidianas proporcionando, assim, uma experiência satisfatória para quem utiliza essa solução.
Podemos afirmar que traz benefícios tanto para o dia a dia dos funcionários das empresas quanto para os consumidores finais.
Podemos afirmar que o uso de Carteira Digital já ultrapassa outras soluções
Como mencionado anteriormente, o desenvolvimento de super aplicativos, serviços de open banking ou open finance e códigos QR Code impulsionará a adesão à carteira digital.
Um dos principais motivos para o crescimento do uso de carteiras digitais para pagamentos foi a pandemia que está acontecendo desde 2019. E o uso de pagamentos digitais continuará crescendo. Entre 2019 e 2024 é estimado aumento em 23%.
Devido ao isolamento social, as empresas precisaram se reinventarem e migrarem para o mundo digital. Com esse crescimento e mudança de comportamento houve a necessidade de automatizar muitas atividades.
Além disso, podemos afirmar que teve uma diminuição no uso de dinheiro em espécie, já que, a maioria das compras realizadas eram virtuais.
Segundo relatório da Worldpay from FIS, a tendência é que os cartões de crédito tenham queda de uso para 20,8% e os de débito para 12%, enquanto a carteira de pagamento digital representará mais de 50% do volume de transações do comércio eletrônico em 2024.
Contudo, é notável que soluções digitais que tendem a terem taxas menores estão ganhando um grande espaço na preferência dos consumidores finais.
As fintechs, como o Banco Útil, têm uma visão muito mais atualizada do que empresas do mercado financeiro tradicionais e por esse motivo estão à frente de soluções mais atrativas, como o pagamento por carteiras digitais, via pix e via QR Code.
Por tanto, considerando que muitos usuários são direcionados para as carteiras digitais ultimamente e deixando de lado as interfaces tradicionais de cartões e bancos, afirmamos que esse novo comportamento ultrapassa outras soluções na hora do pagamento.
E como a sua empresa está se comportando diante desse cenário?