novos golpes bancários

Nesse artigo reunimos os novos golpes bancários que surgiram no mercado para que você esteja ciente e saiba como identificar e se proteger…

Criado em 29/09/22
Por

Tudo na vida tem dois lados, e infelizmente ao mesmo tempo que ganhamos mais tecnologia, praticidade e rapidez nas operações financeiras, os golpistas também buscam brechas para ganhar dinheiro de modo facilitado.  Nesse artigo reunimos os novos golpes bancários que surgiram no mercado para que você esteja ciente e saiba como identificar e se proteger de cada um. Continue a leitura para conferir.

Golpe da Mão Fantasma e/ou Falso Acesso Remoto

Imagine a seguinte situação, você está em casa ou no trabalho, e recebe uma ligação de um suposto funcionário do banco informando que foi identificada uma movimentação suspeita na sua conta, e o mesmo estará enviando um link, para que você possa instalar um aplicativo que irá resolver esse problema.

Ao clicar no link e instalar o aplicativo todos os dados do seu celular vão para o golpista.

Como evitar?

– Mais perguntas, menos respostas.
É comum os golpistas conduzirem uma conversa que faça com que você acabe soltando informações pessoais, e quando isso acontece eles utilizam dessas informações sustentar e moldar a farsa;

– Não clique em nenhum link;
Nunca clique em nenhum link suspeito que você venha a receber por whatsapp, SMS ou e-mail.

– Entre em contato com o seu banco.
Não acredite quando um terceiro te liga se auto intitulando funcionário do banco. Sempre, antes de realizar qualquer ação, desligue o celular (ou telefone) e entre você mesmo em contato com o seu banco e/ou gerente;

Golpe no WhatsApp

Os golpistas selecionam o número do celular da vítima, a partir daí eles cadastram o número do celular da vítima no aparelho da quadrilha, mas para concluir o cadastro é necessário informar um código.

Para conseguir esse código, através de outro número (muitas vezes clonado) os golpistas entram em contato com a vítima pelo Whatsapp, fingindo ser do serviço de atendimento ao cliente de alguma loja, na qual a vítima possui cadastro e de onde muito provavelmente o número dela foi coletado, os golpistas pedem o código de confirmação para uma atualização no site ou no cadastro.

A vítima informando este código faz com que os golpistas tenham acesso a todas as conversas e contatos da vítima, e é a partir daí que eles começam a pedir dinheiro.

Como evitar?
O primeiro passo é deixar o seu whatsapp mais seguro com uma configuração de duas etapas, para ativar essa opção é só:
>> Acesse as configurações do aplicativo;
>> Clique em conta;
>> Depois clique em Confirmação em Duas Etapas e ative a funcionalidade escolhendo uma senha.
Obs.: Nas configurações de privacidade você consegue deixar a sua foto disponível apenas para os seus contatos.

Após deixar o seu whatsapp mais seguro, nunca compartilhe o código de segurança que o aplicativo te envia por SMS com ninguém!
E caso alguém da sua família apareça no seu whatsapp pedindo dinheiro, desconfie! Ligue imediatamente para outro parente, faça uma ligação de vídeo ou marque um encontro presencial com a pessoa antes de realizar qualquer ação.

Golpe do link falso

Seja através do seu e-mail ou de alguma rede social, oferecendo sempre uma oferta muito atrativa, porém ao clicar um vírus é ou um aplicativo é instalado no seu aparelho, e a função do mesmo é roubar todos os dados do seu celular e/ou computador.

Como evitar?
Olhe sempre o endereço de e-mail de quem te mandou a oferta, e se o mesmo não for um e-mail oficial da loja, exclua imediatamente.

Desconfie sempre de ofertas muito tentadoras, e antes de clicar em algo entre no site oficial da empresa para conferir se realmente existe aquela oferta.

Golpe do falso empréstimo

Utilizando sites e contas fakes, os golpistas oferecem empréstimos com ofertas tentadoras, e após a contratação os mesmos cobram taxas abusivas das vítimas, para que só assim o empréstimo possa ser liberado.

Como evitar?
Quando você realiza a contratação de um empréstimo, não existe NENHUM empréstimos onde você deva pagar algo antecipadamente.

Antes de contratar o serviço, pesquise muito bem o histórico da empresa e confirme se possível presencialmente ou pelo SAC, se aquela pessoa que está realizando o seu atendimento realmente trabalha na empresa em questão.

Golpe do PIX agendado

Um golpe que costuma acontecer geralmente com lojistas, onde um cliente em questão solicita realizar o pagamento via Pix, o mesmo “efetua” o pagamento, mostra o comprovante, o lojista por sua vez não tem tempo de confirmar no internet banking se o Pix realmente caiu ou não, confiando no cliente o lojista entrega a compra e o cliente sai da loja.

No final do dia, durante o fechamento do caixa, o lojista vê que algo está errado, o Pix não caiu no internet banking da empresa, que acabou ficando no prejuízo sem ter nenhum dado de contato com o “cliente”. 

Mas ele não mostrou o comprovante?

Sim, ele mostrou o comprovante de um Pix agendado para um outro horário ou dia. Ao sair da loja, o cliente/ golpista cancelou o agendamento do Pix e não pagou nada pelo produto.

Como evitar?
O Banco Útil desenvolveu o Bolepix Loja pensando exatamente nesse tipo de situação, através dele você, lojista, consegue verificar na nossa plataforma em tempo real se o Pix caiu ou não, além de poder gerar um QR Code específico para cada produto, podendo colocar também informações como número de série ou nome do vendedor.

Com isso além de uma venda confirmada, você também terá todas as informações sobre a mesma a alguns cliques de você!

Este artigo foi útil?