autenticação bancária

Recibo provisório e autenticação bancária, são muito diferentes um do outro e podem impactar diretamente o funcionamento da sua empresa caso você não saiba diferenciá-los.

Criado em 08/11/22
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Quando estamos falando do mundo fiscal e financeiro, existem diversos documentos e às vezes é comum confundir para o que serve cada um. E quando o assunto é recibo provisório e autenticação bancária, há diferenças muito importantes entre cada um deles que podem impactar diretamente a sua empresa.

Pensando nisso, criamos esse artigo para explicar a diferença de cada um e a importância de ter a documentação em dia, principalmente quando se tem um e-commerce.

Qual é a diferença entre recibo provisório e autenticação bancária?

O recibo provisório é um comprovante sem confirmação da quitação do imposto com a SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda). Portanto, esteja sempre atento, pois este documento não é suficiente em uma barreira fiscal, visto que o órgão público estadual citado ainda não está ciente do pagamento. 

Já a autenticação bancária é um comprovante de que o pagamento foi realizado e já consta no sistema da SEFAZ, com tudo regularizado.

O que isso quer dizer na prática?

Imagine a seguinte situação: Um caminhão de transporte é parado em uma barreira fiscal e é solicitado o comprovante de pagamento. 

Assim que o responsável apresentar apenas um recibo provisório, será aplicada uma multa e o caminhão ficará parado, tendo que esperar até que seja comprovado que o pagamento dos devidos impostos está no sistema da SEFAZ. Isso pode demorar horas ou dias.

Já com a autenticação bancária o caminhão com a mercadoria não ficaria parado e seguiria seu caminho tranquilamente, com a documentação em dia. Lembrando que o produto deve sempre estar acompanhado da Nota Fiscal. 

Como o meu e-commerce pode evitar isso?

O primeiro passo é ter um processo bem estruturado dentro da sua empresa, assim nenhum colaborador irá deixar a mercadoria sair sem a documentação correta.

Após definir os processos é interessante também investir em um Sistema de Gestão ERP, concentrando todas as informações sobre os produtos e o estoque, evitando erros e agilizando os processos.

Evite que a sua mercadoria fique parada na barreira fiscal com a carteira digital corporativa do Banco Útil! A carteira digital corporativa do Banco Útil garante a você comprovantes com autenticação bancária na mesma hora em todos os seus pagamentos!

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