Fintechs

A chegada das Fintechs – Por meio da tecnologia propõe soluções para problemas específicos da área financeira com uma velocidade maior.

Criado em 23/09/21
Por

Podemos dizer que com a evolução da tecnologia o modo de pensar e agir diante do mercado financeiro se revolucionou e as fintechs fazem parte dessas adaptações que tiveram que acontecer.

Ao contrário das fintechs, o sistema bancário é considerado caro e inflexível, ou seja, burocráticos e sem agilidade para resolver as necessidades dos seus clientes.

Hoje, o Brasil é um dos principais mercados de atuação das fintechs. Afinal, essas startups voltadas para o setor financeiro estão se tornando cada mais presentes no cotidiano dos brasileiros.

O sucesso das fintechs está na rapidez e na tecnologia agregada a produtos e serviços, como: cartão de crédito, concessão de crédito, pagamento de tributos, entre outros meios de pagamentos. E claro, com muito mais facilidades por ser digital, na maioria das vezes elimina a necessidade de se deslocar até uma agência bancária.

Mais de 750 fintechs no Brasil em 2021!

Afinal, o que é uma fintech e qual o papel dela no mercado financeiro?  São starups que por meio da tecnologia propõe soluções para problemas específicos da área financeira com uma velocidade maior que a oferecida pelas empresas tradicionais.

De acordo com a revista Exame, o número de Fintechs no Brasil ultrapassou o marco de 750, sendo um crescimento de sete vezes mais, desde 2015.

As fintechs já nasceram dentro do mundo digital. Por esse motivo, elas conseguem viabilizar serviços financeiros por um valor competitivo, mantendo a segurança necessária e com uma agilidade incrível.

Contudo, mesmo após uma fintech se consolidar, sua cultura típica de startup faz toda a diferença na hora de propor inovações.

Para entender mais sobre as fintechs no Brasil leia o artigo neste link.

Possíveis áreas de atuação que uma fintech pode ter:

Dentro dos serviços inovadores, as fintechs não somente se resumem a bancos digitais, essas empresas podem oferecer serviços e produtos diferentes entre si. Veja abaixo algumas áreas de atuação das fintechs:

  • Pagamento;
  • Crédito ou Empréstimo;
  • Crowdfuding;
  • Bitcoins;
  • Controle Financeiro;
  • Investimentos;

Existe diferença entre Fintech e Banco?

As tecnologias inovadoras permitem que as fintechs proporcionem experiências exclusivas a seus clientes, além de otimizar processos financeiros complexos.

Ao focar em personalização, relevância e entrega contínua, a fintech consegue entregar serviços mais acessíveis por meio da tecnologia.

Ao contrário, os bancos ainda são vistos como um campo de tradição e segurança, apesar de não serem acessíveis a todos.

Atualmente, os bancos, principalmente os digitais, estão se esforçando para oferecer novas opções de serviços e produtos, mas ainda estão longe de conseguir a agilidade e personalização de uma fintech.

Elementos que podem diferenciar as fintechs dos bancos tradicionais:

  • Crescimento acelerado;
  • Simplicidade;
  • Uso da tecnologia para servir bem;
  • Desenvolvimento ágil;
  • Personalização;

Os consumidores são os grandes ganhadores dentro dessa concorrência, que podem cada vez mais contar com opções e facilidades nos serviços financeiros.

Fintechs X Pagamento de Tributos

Já parou para pensar o quão demorado é para realizar os pagamentos de tributos? Realizar esse processo com os bancos tradicionais se torna um grande gargalo para a expansão das empresas, trazendo dificuldade e demora para as equipes responsáveis.

Agora, com a chegada das fintechs a automatização dessa operação se torna realidade, já que, um dos principais objetivos é otimizar tempo juntamente com a tecnologia para serviços ou produtos já existentes.

O Banco Útil é um exemplo de fintech, que ajuda e facilita seus clientes com o pagamento de guias de tributos, reduzindo em até 99% do tempo gasto para essa operação.

Contudo, foi necessário criar uma solução própria, baseada em tecnologia. Um serviço inovador no mercado, que os bancos tradicionais não conseguem atender com facilidade e agilidade que o mercado precisa.

Como resultado, é possível evitar os seguintes obstáculos que muitas vezes são enfrentados pelas empresas:

  • Mercadoria barrada por problemas no fluxo de pagamento de tributos;
  • Erros de arquivo trafegado com bancos;
  • Multas e juros por atrasos ou não pagamento;
  • Pagamentos manuais e as vezes presenciais em agencias;
  • Abrir contas em diferentes bancos;

Experiência digital com o Banco Útil

O Banco Útil é a única carteira digital corporativa, especializada em centralizar e automatizar os pagamentos de tributos. Na qual é possível inserir uma carga de créditos para fazer o pagamento de todas as guias de tributos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Veja como é rápido utilizar a carteira digital:

Carteira Digital

Com a automatização de pagamento de tributos a operação fica muito mais simples, trazendo mais liberdade e tempo para se trabalhar em estratégias.

Além disso, a expansão da empresa é inevitável, bem como, a economia de dinheiro e diminuição de chances de erros.

O processo se torna mais rápido e assim as saídas e entregas dos produtos vendidos pela empresa também chegaram com mais agilidade.

Se você gostou da visão de uma fintech e quer a agilidade, modernidade e segurança dentro do seu negócio, entre em contato conosco!

Este artigo foi útil?