Em meio a tantos tributos para pagar, a GNRE em atraso pode se tornar um problema para as empresas. Por conta disso, algumas delas têm prejuízos financeiros e complicações com a fiscalização.
Para evitar penalidades fiscais, é essencial implementar soluções que facilitem o processo de pagamento das guias. Neste conteúdo, entenda as principais dificuldades em pagar o tributo e como regularizar a situação.
Entendendo a GNRE e os impactos do atraso
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) é um documento específico que arrecada impostos estaduais em operações que envolvem outros estados.
Isso significa que, se uma empresa de Minas Gerais vende um produto para um consumidor do Rio de Janeiro, é preciso recolher ICMS para o estado de destino. No caso de GNRE em atraso, as instituições podem enfrentar alguns problemas se não cumprirem as regras.
Além da incidência de juros e multas, a inadimplência tributária causa processos legais por sonegação fiscal. Também existe a possibilidade de as barreiras fiscais apreenderem as mercadorias, o que gera aumento de custos operacionais e insatisfação dos clientes.
Causas comuns e desafios que levam ao atraso
Cumprir as obrigações fiscais e tributárias é um desafio e tanto para micro e grandes empresas. Ainda mais se não houver um setor fiscal eficiente e organizado para atender à demanda. Confira as dificuldades mais comuns.
Processos manuais
Imagine ter que preencher diversos dados manualmente em uma empresa que faz pagamentos em massa. Essa tarefa, além de demorada, é passível de erros — os quais podem interferir na quitação das guias e prejudicar o envio de mercadorias para outros estados.
Controle de prazos
A GNRE em atraso normalmente acontece porque as empresas têm dificuldades em controlar os prazos. Como são muitos tributos para pagar, os funcionários podem esquecer as datas. Em outras situações, a gestão empresarial não prioriza esses pagamentos, gerando acúmulo e problemas futuros.
Ausência de integração entre sistemas
A integração entre sistemas e a automatização financeira são ferramentas essenciais para evitar pagamentos em atraso. A dependência de processos manuais é trabalhosa e demanda tempo. Assim, é preciso aumentar os recursos para evitar atrasos operacionais.
Como regularizar a GNRE em atraso?
Para evitar as consequências da irregularidade fiscal, é fundamental regularizar o tributo quanto antes. Com nosso passo a passo prático, você poderá fazer esse processo. Veja a seguir.
- No portal GNRE, confirme a falta de pagamento do documento;
- Preencha as informações, como data de vencimento, valor, estado de destino e código da receita, e emita uma nova guia;
- Se o sistema do seu estado não inserir os juros e multas automaticamente, calcule e preencha essas informações;
- Faça o pagamento, confirme o processamento e veja se o documento foi regularizado no estado de destino das operações.
Como calcular a multa e os juros?
A multa de mora varia conforme as regras de cada estado ou município, mas normalmente é de 2% a 20%. Além disso, ela incide sobre o valor do tributo e os dias de atraso.
Por exemplo, para multa de mora de 2%, tributo de R$ 1.000,00 e documento com 30 dias de atraso, o cálculo é: (2% x 1.000 x 30 = R$ 6.000,00). Já para juros de mora, a base de cálculo corresponde a 1% ao mês, ou 0,0333% por dia.
Para exemplificar, imagine que a guia está 30 dias atrasada, e que o valor do tributo é de R$ 1.000,00. A conta é (Selic + 1%) * 1.000 * (30 – 1) = R$ 300,00. É válido destacar que os juros de mora também envolvem a taxa Selic, que pode mudar mensalmente de acordo com a inflação. Por isso, é importante consultá-la para incluí-la no cálculo.
Boas práticas para evitar atrasos
O planejamento e a gestão financeira eficiente são primordiais para evitar a GNRE em atraso e as complicações fiscais. Abaixo, confira nossas dicas para otimizar a eficiência do setor fiscal empresarial.
Mapeamento de processos fiscais
Para melhorar a gestão financeira, é preciso mapear os processos fiscais. Então, organize as guias de pagamento e programe as datas de vencimento. Uma boa forma de fazer isso é criar um calendário fiscal para controlar essas tarefas e evitar o acúmulo de serviço.
Capacitação da equipe
Capacitar a equipe responsável pela emissão e pelo pagamento das guias é muito importante para prevenir erros. Se a empresa usa sistemas automatizados, os colaboradores devem explorar todas as ferramentas para simplificar o trabalho.
Implementação de pagamentos automatizados
A automatização de pagamentos chegou para melhorar processos burocráticos e otimizar o tempo. A plataforma do Banco Útil, por exemplo, é ideal para descomplicar a rotina administrativa das empresas. Nossa solução inovadora oferece muitas vantagens!
- Pagamento de guias em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados;
- Programação de agendamento de pagamento;
- Eliminação do trabalho manual, informações incorretas e duplicação de documentos;
- Pagamentos em lote;
- Sistema seguro, intuitivo e prático.
Pague os tributos em dia com as soluções do Banco Útil
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