A venda online impulsiona o crescimento econômico de qualquer empresa, não é mesmo? Um dos motivos pelos quais isso acontece é o maior alcance que as lojas conseguem ter no ambiente digital. Neste contexto, os empreendedores devem entender a importância da GNRE para e-commerce.  A facilidade em vender produtos para clientes localizados em diferentes estados […]

Criado em 03/05/24
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A venda online impulsiona o crescimento econômico de qualquer empresa, não é mesmo? Um dos motivos pelos quais isso acontece é o maior alcance que as lojas conseguem ter no ambiente digital. Neste contexto, os empreendedores devem entender a importância da GNRE para e-commerce. 

A facilidade em vender produtos para clientes localizados em diferentes estados é uma oportunidade incrível para os comerciantes. No entanto, é necessário cumprir corretamente com as obrigações fiscais das transações interestaduais para que isso não acabe sendo uma dor de cabeça no futuro.  

Ao não cumprir com as obrigações relacionadas à GNRE, as empresas de e-commerce correm o risco de enfrentar penalidades, multas e complicações legais, o que pode impactar negativamente suas operações e reputação. 

Isso se mostra ainda mais complexo quando lembramos que o cenário tributário brasileiro é complexo e exige muito dos profissionais responsáveis por administrar o financeiro da empresa. Sem contar as dificuldades das demandas diárias do setor. 

Portanto, compreender e cumprir as regras relacionadas à GNRE é crucial para garantir a conformidade tributária e a continuidade das operações de comércio eletrônico de forma legal e transparente.

Sabemos que questões como esta deixam muitas dúvidas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais informações que os gestores devem saber sobre GNRE para e-commerce. Boa leitura! 

E-commerce: sucesso e responsabilidades

Não é novidade que o e-commerce cresceu muito nos últimos anos. Inclusive, empresas com lojas físicas também procuram marcar presença no digital.

Aliás, isso se tornou uma necessidade a partir do momento em que os consumidores mudaram seu hábito de compra. Cada vez mais eles priorizam facilidade, praticidade e comodidade ao fazer compras. 

Visitar várias lojas, escolher entre diversas opções e finalizar as compras sem sair de casa apenas com o computador ou celular é bem cômodo, não é mesmo? 

O e-commerce é uma solução conveniente para muitos consumidores. Mas, também, oferece diversas vantagens às lojas. 

Em muitos casos, por exemplo, o e-commerce é uma opção mais econômica do que manter uma loja física. E, além disso, as plataformas, sites e aplicativos conseguem personalizar e segmentar melhor o público, aumentando as chances de conversão na venda.  

Temos que destacar também o alcance global e a capacidade de expandir o empreendimento rapidamente. Não há barreiras geográficas que impeçam as vendas – desde que as obrigações tributárias sejam cumpridas. 

Assim como o comércio tradicional, os impostos para e-commerce também são obrigações tributárias das lojas para com o governo. Essa demanda legislativa varia dependendo da classificação tributária do e-commerce ou da região onde está registrado. 

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o principal tributo a ser pago para o governo quando o assunto é venda de produtos. E a GNRE para e-commerce é um documento fundamental quando falamos do recolhimento do ICMS em vendas interestaduais.

É válido lembrar que, devido à Reforma Tributária, o ICMS será unificado ao Imposto sobre Serviços (ISS) e passará a ser o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços. Saiba mais neste artigo!

O que é a GNRE?

A GNRE é a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. É um documento utilizado para efetuar o pagamento de tributos estaduais – como o próprio nome diz. 

O objetivo principal da GNRE é garantir que o imposto devido em operações interestaduais seja recolhido de forma correta e eficiente, contribuindo para a manutenção da ordem tributária entre os estados brasileiros.

Acontece que as transações entre diferentes estados requerem um controle fiscal mais cuidadoso, pois os tributos não são cobrados no estado de origem do contribuinte. 

Ou seja, o recolhimento do tributo é feito no Estado de destino. No caso, a empresa que está vendendo o produto ou serviço que deve pagar o tributo com os valores calculados a partir da regulamentação do estado para o qual está enviando sua mercadoria. 

Como emitir a GNRE? 

Primeiro, de quem é a responsabilidade da emissão? 

Em geral, a empresa remetente é a responsável pela emissão da guia quando vende produtos para outros estados. 

No entanto, a Emenda Constitucional nº 87 de 2015 introduziu algumas alterações nesse processo. De acordo com essa emenda, se o destinatário da mercadoria for contribuinte do ICMS, ele é responsável pelo recolhimento do imposto. 

É importante ressaltar que transações realizadas dentro do mesmo estado geralmente não necessitam dessa documentação, mesmo que a mercadoria precise ser transportada. Nesses casos, os tributos relativos à operação serão pagos em outro momento, e não será por meio da GNRE. 

Apesar das variações nas regras de emissão da GNRE entre os estados brasileiros, alguns passos são comuns a todos os processos. Primeiramente, é necessário gerar a nota fiscal da operação e validá-la junto ao Sistema de Administração Tributária (Sefaz), incluindo todos os valores pertinentes. 

Com a nota fiscal em mãos, é possível emitir a GNRE no site do Portal GNRE Online. Ele é uma iniciativa nacional para padronizar e unificar as informações sobre o recolhimento de tributos. 

Assim, facilita o cumprimento das obrigações fiscais. Basta realizar as seguintes etapas: 

  • 1º Emissão da GNRE: no Portal acessar a aba Gerar guias ou ir em Processar lote
  • 2º Preenchimento das informações: o contribuinte deve preencher os campos com as informações necessárias. Isso inclui informações sobre o imposto a ser recolhido, o estado, valores, datas, entre outros pontos relevantes. 
  • 3º Validação e impressão;
  • 4º Pagamento: pode ser realizado por meio de internet banking, agências bancárias, caixas eletrônicos, entre outros.

O passo a passo não é um processo difícil, mas requer atenção no momento de preencher as informações. Os responsáveis pelo pagamento também precisam ter cuidado para não pagar duas vezes a mesma guia, um problema conhecido como GNRE paga em duplicidade.

Embora o procedimento básico para gerar e pagar a GNRE seja o mesmo na grande maioria dos estados brasileiros, em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo possuem seus próprios sistemas de emissão. 

Qualquer dúvida em relação a essas diferenças estaduais pode ser consultada na aba Configurações UF’s.

Por fim, a situação fiscal pode ser acompanhada na aba Consultar GNRE

-> Leia também: Atrasos no pagamento de tributos: como evitar multas e sanções fiscais

Qual a importância da GNRE para e-commerce? 

Uma das grandes vantagens da venda online para diferentes lugares, certo? É essencial para manter a saúde financeira da empresa no comércio interestadual. Afinal, nenhuma empresa consegue evoluir se não tiver uma base financeira sólida.

Para isso, o setor financeiro precisa controlar entradas, saídas, contas a pagar, ter visão de negócio e pensar ações estratégicas para impulsionar os rendimentos. Tudo isso ao mesmo tempo em que precisa enfrentar o desafio diário de cumprir com as obrigações fiscais. 

Nada fácil, certo?

A GNRE para e-commerce é um documento que simplifica e garante mais facilidade na hora de cumprir com as conformidades tributárias. Assim, evita complicações fiscais desnecessárias.

As consequências de não emitir e não pagar a GNRE são muito ruins para o e-commerce. Não recolher os tributos como deveria pode resultar em: 

  • Multa e juros. O não pagamento do ICMS dentro do prazo estabelecido geralmente resulta em multas e juros, que são aplicados sobre o valor do imposto devido e podem aumentar significativamente o montante a ser pago.
  • Dívida tributária. O e-commerce acumulará uma dívida tributária com o Estado referente ao ICMS não recolhido. Essa dívida deve ser quitada posteriormente, sujeita a possíveis ações de cobrança por parte do governo.
  • Penalidades legais. Além das multas e juros, estão sujeitos a outras penalidades legais, como a inclusão em cadastros de devedores, restrições comerciais, e até mesmo processos judiciais por sonegação fiscal.
  • Perda de credibilidade. O não cumprimento das obrigações fiscais pode afetar a reputação e a credibilidade da empresa perante fornecedores, clientes e parceiros comerciais, o que pode prejudicar sua imagem no mercado.
  • Interrupção das atividades. Em casos extremos, o não pagamento do ICMS e o descumprimento das obrigações fiscais podem levar à suspensão das atividades comerciais da empresa, por meio de medidas como o bloqueio de suas operações.

É fundamental que o setor financeiro esteja atento às suas obrigações tributárias, incluindo o recolhimento do ICMS por meio da GNRE para e-commerce.  

O contribuinte evita as consequências citadas anteriormente e garante o cumprimento das obrigações fiscais ao manter a conformidade com o pagamento da GNRE para e-commerce. 

Ao cumprir as obrigações tributárias de forma correta e transparente, os e-commerces constroem uma boa reputação no mercado. O que pode ser um diferencial competitivo e contribuir para o sucesso do negócio a longo prazo.

Além disso, a saúde financeira precisa ser prioridade para o e-commerce, assim como para qualquer outra empresa. Para isso, a organização e administração do e-commerce precisa de bons recursos que facilitem os processos. 

Mas como manter o recolhimento sempre em dia? 

Bem, sabemos que burocracia e trabalho manual não combinam e não funcionam quando o objetivo é eficiência. O melhor é automatizar o processo de emissão e pagamento da GNRE para e-commerce! 

Qual o melhor processo de emissão e pagamento da GNRE para e-commerce?

O processo de emissão e pagamento da guia, quando feito manualmente, pode consumir tempo e recursos significativos da equipe financeira e fiscal. 

Por isso, o melhor processo é automação da GNRE para e-commerce, uma solução que oferece uma série de benefícios para simplificar a gestão tributária.

Uma das principais vantagens da automação da emissão e pagamento da GNRE para e-commerce é a agilidade na emissão das guias. Em vez de gastar horas preenchendo formulários e inserindo informações manualmente, a tecnologia permite gerar centenas de guias em questão de segundos. 

Além de acelerar o processo, também reduz significativamente o risco de erros humanos, como pagamento em duplicidade ou com valores incorretos, que poderiam resultar em multas e prejuízos.

Com um sistema inteligente integrado, as orientações são enviadas diretamente ao banco ou ao sistema de gestão da empresa, eliminando a necessidade de realizar transferências manuais ou inserir os dados novamente em outro sistema. 

Além disso, a automação da GNRE ajuda a evitar situações indesejadas, como a paralisação de caminhões em barreiras fiscais devido a guias ausentes ou com erros. 

Essas interferências na logística podem causar atrasos nas entregas, insatisfação dos clientes e prejuízos financeiros para a empresa. 

Com a automação, as orientações são emitidas automaticamente e os caminhões podem partir com todas as exigências legais cumpridas, garantindo a fluidez da operação logística.

A automação da emissão e pagamento da GNRE para e-commerce é uma solução altamente competitiva. A eficiência operacional ajuda no desenvolvimento do empreendimento e na satisfação do cliente, dois pontos fundamentais para o sucesso do negócio. 

Como automatizar a GNRE para e-commerce? 

Para automatizar a GNRE para e-commerce conheça o Banco Útil! Somos uma carteira digital corporativa com expertise no pagamento de tributos, tendo o tempo recorde de pagamento de GNRE em até 15 minutos.

Nossa solução GNRE em lote centraliza o pagamento de tributos, e é especialmente útil para e-commerces que realizam um grande volume de operações interestaduais.

Por meio do pagamento da GNRE em lote, os e-commerces podem agrupar várias guias de recolhimento em um único processo de pagamento.

Além disso, o setor tem acesso ao histórico de transações salvas com segurança e organização. Com isso, é possível economizar tempo e dinheiro, evitar erros, pagamentos duplicados e multas.

Essa evolução é significativa no ambiente tributário dos e-commerces, aumentando a eficiência, precisão e simplificação dos processos fiscais.

Com a automação da GNRE para e-commerce em lote, conseguem de um modo prático e eficiente, maior conformidade fiscal, monitoramento e controle financeiro e a redução de custos operacionais. 

Ficou com alguma dúvida sobre a GNRE para e-commerce? Visite o site do Banco Útil e entre em contato com o nosso time de especialistas que ajudamos você!

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