O Pix já faz parte da rotina dos brasileiros sendo o meio de pagamento preferido e mais utilizado no país. Agora, uma nova funcionalidade está prestes a transformar ainda mais o pagamento instantâneo: o pix automático.
Essa novidade permitirá aos usuários automatizar pagamentos recorrentes, trazendo ainda mais eficiência e segurança para o dia a dia. Imagine quantos pagamentos você realiza mensalmente, quantos deles são recorrentes?
Pois bem, essas transações habituais, que antes exigiam organização e atenção constante, agora poderão ser simplificadas. Tarefas como o pagamento de contas, assinaturas e mensalidades poderão ser automatizadas, garantindo que você não precise mais se preocupar tanto com prazos ou esquecimentos.
Interessado em saber como essa inovação pode facilitar sua vida financeira? Continue a leitura e conheça mais sobre o Pix Automático e suas vantagens!
O que é o pix automático?
A praticidade dos pagamentos via pix tem modificado a forma como os brasileiros lidam com as demandas financeiras. Afinal, pessoas físicas e pessoas jurídicas se beneficiam com eficiência, rapidez e conveniência.
O pix automático é uma nova funcionalidade dos pagamentos instantâneos do Banco Central, que visa aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário ao realizar transações bancárias.
O Banco Central entende que a necessidade de automação cresce a cada dia e, por isso, explora maneiras de melhorar ainda mais essa tecnologia financeira. E, como o próprio nome sugere, essa proposta automatiza pagamentos recorrentes para empresas de diversos tamanhos e setores de atuação.
Ele permite programar o pagamento de contas de água, luz, telefone, condomínio, bem como mensalidades de escolas e faculdades, academia e assinaturas de serviços de streaming, entre outros.
São contas que precisam ser pagas todos os meses e lembrar de tudo é uma responsabilidade cansativa, não é mesmo? Mesmo que com o pix facilite a realização dos pagamentos, esquecer ou atrasar pode resultar em dores de cabeça e prejuízos financeiros devido ao pagamento de juros.
Com o pix automático, o pagador só precisará obter o consentimento da empresa recebedora uma única vez e depois. Depois, os pagamentos serão recorrentes e automáticos – tudo na data estipulada previamente.
Essa ferramenta acompanha o crescimento do pix para outras finalidades, com o intuito de continuar inovando o setor financeiro. O FGTS, por exemplo, já utiliza a plataforma FGTS Digital para receber pagamentos exclusivamente via Pix. Essa é uma tendência que tende a crescer cada vez mais.
Inicialmente, a proposta do Banco Central era lançar o pix automático em outubro de 2024. No entanto, já divulgou recentemente que isso só acontecerá em junho de 2025. Vamos entender a seguir como ele funcionará.
Como vai funcionar?
Para começar a utilizar o pix automático, o cliente deve autorizar esse débito automático mensal no celular ou computador, através do aplicativo da instituição financeira. Essa autorização será feita apenas na primeira vez, e não haverá necessidade de confirmação de senha em cada débito subsequente.
A empresa ou prestador de serviço informará os detalhes da cobrança no momento da solicitação da autorização do pagamento via pix automático, disponibilizando essas informações por meio de um QR Code.
Após a confirmação da autorização, os valores serão debitados da conta no período e valor estipulados, que poderão ser alterados posteriormente, mas apenas pelo pegador.
Em relação aos valores, o usuário do pix automático poderá estipular um limite máximo. E, além disso, também terá controle para cancelar o serviço quando desejar, mantendo a flexibilidade que o pix já oferece atualmente.
Assim como o pix tradicional, o pix automático também será gratuito ao pagador. No entanto, para as empresas, a gratuidade dependerá do acordo estabelecido com a instituição financeira. E vale ressaltar: instituições que oferecem o pix deverão obrigatoriamente oferecer essa funcionalidade aos usuários, do contrário sofrerão sanções e multas.
Empresas e prestadores de serviços podem optar por aderir ou não o pix automático. Isso quer dizer que pessoas físicas terão a opção disponibilizada pelas instituições financeiras, mas a decisão de aceitar ou não o pix automático é de quem irá receber.
Se você já utiliza alguma automação financeira envolvendo pagamentos automatizados, pode estar se perguntando qual a grande novidade. Afinal, algumas instituições já oferecem opções de pagamentos recorrentes via Pix, certo?
A diferença é que essa solução é regularizada pelo Banco Central – o que não acontece com soluções que não são propriamente pertencentes às funcionalidades do pix. Dessa forma, o pix automático será regulamentado com regras e normas para:
- manter um funcionamento eficiente;
- oferecer uma jornada de autorização segura no ambiente da conta bancária
- definir questões relacionadas a autorização concedida pelo pagador ao prestador de serviços ou empresa;
- cancelamento da autorização e do valor do débito.
- rejeição do pagamento e para a liquidação da transação
- novas tentativas em casos de insuficiência de fundos
- devolução e responsabilização em caso de erro
- limite diário para transações no pix automático
Com essas novas regulamentações e funcionalidades, o pix automático promete trazer ainda mais praticidade e segurança financeira para os usuários, simplificando a gestão de pagamentos recorrentes e automatizados.
Os benefícios do Pix automático
As maiores vantagens do pix automático estão diretamente ligadas à eficiência e segurança, dois fatores muito importantes e essenciais em qualquer ambiente financeiro automatizado.
Por ser uma funcionalidade integrada ao pix, a segurança é uma prioridade, com regulamentação do Banco Central. Isso significa que as normas e regras citadas anteriormente garantem a confiabilidade e segurança, minimizando riscos e protegendo tanto o pagador quanto o recebedor.
A introdução do pix automático tem como objetivo simplificar as transações bancárias e aprimorar a experiência do usuário. Com isso, ele permite que os compromissos financeiros sejam cumpridos de forma pontual e sem complicações.
Além disso, o pix automático traz benefícios consideráveis para os recebedores, como a redução na incidência de inadimplências e atrasos. Ao automatizar os pagamentos, as empresas podem melhorar seu fluxo de caixa e prever receitas com maior precisão.
Outro aspecto importante é a diminuição dos custos operacionais associados às transações financeiras. Diferente do débito em conta tradicional – que frequentemente exige convênios bilaterais entre instituições – o pix automático elimina essa necessidade.
Isso significa que uma empresa pode manter uma conta em apenas um participante do pix e, ainda assim, receber pagamentos de clientes que utilizam diferentes bancos, ampliando a acessibilidade e simplificando as operações financeiras.
É essencial ter em mente que os pagamentos automáticos surgiram para beneficiar quem utiliza essa ferramenta, mas também exige um bom planejamento financeiro. Afinal, automatizar pagamentos não deve ser sinônimo de descuido.
Por isso, é muito importante continuar acompanhando de perto as receitas e despesas mensais para garantir a saúde financeira. Assim, todos poderão aproveitar ao máximo as vantagens da automação, sem comprometer a estabilidade financeira.
-> Leia também: Diagnóstico financeiro: aprenda a organizar suas finanças
No Banco Útil a automatização do Pix já é uma realidade!
Você sabia que o Banco Útil já trabalha com a automação dos pagamentos instantâneos através do Pix em Lote? Essa é a nossa solução que permite ao pagador realizar transferências para diferentes destinatários de uma vez – tudo de forma simples e segura!
Com o Pix em Lote as empresas podem realizar diversas transações em um único arquivo, desafogando o fluxo de trabalho do setor financeiro. Assim, a empresa consegue mais praticidade e rapidez para o seu departamento financeiro.
Outras vantagens são:
- redução de atividades manuais repetitivas
- redução de custos e erros
- monitoramento em tempo real
- facilidade de reconciliação
- flexibilidade de horários
- melhor experiência para o beneficiário
- segurança
A melhor forma de se manter competitivo no mercado é aproveitar as oportunidades. E, para isso, é preciso investir em soluções que permitam a adaptação tecnológica da empresa.
À medida que o lançamento se aproxima, empresas e consumidores devem se preparar para tornar os processos financeiros mais eficientes e confiáveis.